Sebrae inaugura ponto de atendimento na Associação Comercial de Campo Grande

Instituição amplia atendimento para ficar mais perto do empreendedor; posto é primeiro do país em projeto “Parceiro Sebrae”

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS

Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (16), o ponto de atendimento presencial do Sebrae na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). O local é mais uma opção para o empreendedor na Capital e é o primeiro do Brasil no projeto “Parceiro Sebrae”, que visa a ampliação do atendimento físico aos pequenos negócios, por meio da rede parceira territorial do Sebrae/MS.

A medida foi possível a partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Sebrae, a ACICG e a Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS). De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a parceria entre as instituições é fundamental para dar apoio aos empresários. “Juntos somos mais fortes e buscamos as soluções que são precisas para fazer o empreendedor prosperar. Nessa sala, com o Parceiro Sebrae, temos uma meta de atender 10 pessoas por dia. E queremos estender esse projeto, não somente em Campo Grande, mas em outros municípios de Mato Grosso do Sul. Nossa intenção é estar mais perto do empresário”, disse.

O presidente da ACICG, Renato Paniago, afirma que atualmente há quase 10 mil associados na entidade e o ponto de atendimento também beneficiará a classe. “Ao firmarmos essa parceria, trazemos um leque de serviços que o Sebrae oferece. Temos uma expectativa muito grande de que a Sala potencialize nosso trabalho aqui, e que os nossos associados também possam aproveitar as ferramentas, tirarem dúvidas, resolver pequenas pendências, receberem orientações e capacitações”, destacou.

A ampliação desse atendimento é importante para alcançar mais empreendedores. Somente em Campo Grande, há 117,3 mil pequenos negócios, e o microempreendedor individual representa a maior parte deles: 60,8%, com 71,3 mil MEIs. O conselheiro do Sebrae/MS e presidente do Sistema FAEMS, Alfredo Zamlutti, reforça a força da classe empresarial para a economia. “Em março de 2024, nós tínhamos 21,5 milhões de empresas, dos quais o nosso time, que são os pequenos, micro, médio e MEI, representa 20 milhões e 100 mil empresas. Isso dá um percentual de 93% dos casos. Dá para imaginar a força que nós temos, um papel fundamental na economia”, comentou.

Projeto Parceiro Sebrae

A iniciativa é voltada à ampliação dos canais de atendimento presencial que integram a rede parceira territorial do Sebrae e prevê a implantação de novos postos junto a 10 parceiros em Mato Grosso do Sul. O projeto é fruto de uma metodologia inspirada na ação “Sebrae Aqui”, criada e executada pelo Sebrae/SP.

Segundo o gestor estadual do programa Sebrae Aqui, do Sebrae/SP, André Leonardo de Oliveira, a boa prática iniciada lá expandiu consideravelmente o atendimento presencial ao empreendedor. “Em São Paulo, nós temos o Sebrae Aqui e ele está servindo de referência para esse processo. A gente está chegando aproximadamente em 700 unidades, 150 delas com as nossas universidades. Queremos que essa parceria dê frutos para a sociedade”, declarou durante o lançamento do projeto Parceiro Sebrae na ACICG.

Em 2024, o projeto foi nacionalizado no Sistema Sebrae, para que esse suporte alcance outras regiões do Brasil. Neste sentido, Mato Grosso do Sul lidera essa expansão. “O Sebrae precisa estar onde o cliente está. No ano passado o Sebrae fez 34 milhões de atendimentos a quase 14 milhões de clientes. É muita gente. Imagina com a ampliação da nossa rede parceira”, complementa a gerente adjunta de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Milva Capanema.

Inicialmente, o Parceiro Sebrae prevê a implantação de novos postos em Mato Grosso do Sul junto a 10 instituições parceiras, contemplando todas as regiões do estado, nos seguintes municípios: Inocência, Paranaíba, Jardim, Aquidauana, Ponta Porã, Dourados, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul.

Atendimento Sebrae na ACICG

No local, o microempreendedor individual (MEI) poderá buscar serviços gratuitos como formalização, regularização, entre outros. Como diferencial, também serão oferecidos produtos especiais para a gestão do negócio, com o foco nas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

O atendimento do Sebrae/MS na ACICG é feito em sala localizada no 2º piso da Associação Comercial, cuja sede fica na Rua 15 de Novembro, nº 390, em Campo Grande. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações aos empreendedores estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.