Representante da ACICG toma posse no Conselho Municipal de Segurança Pública

Texto com informações da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Campo Grande empossou nesta terça-feira (20), os 33 membros do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) para o biênio 2023-2024. Entre eles está a diretora da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Juliana Aranda.

O conselho tem como foco integrar representantes de diversos segmentos da sociedade para dar suporte no atendimento da Segurança Pública. O intuito é cooperar com a elaboração de políticas de prevenção à violência e à criminalidade.

“Nossa meta para o novo biênio é seguir as diretrizes que já são marca da atual administração, que é sair do gabinete e ir até a comunidade. Queremos levar nossas reuniões para as sete regiões de Campo Grande e ouvir diretamente as demandas da população. Assim poderemos detectar com mais eficiência as principais necessidades e resolver situações que são prioritárias das comunidades”, aponta o presidente do Conselho, Anderson Gonzaga da Silva.

O Conselho Municipal de Segurança Pública é subordinado à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e atua como órgão auxiliar do Executivo Municipal e demais entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor da segurança pública, como associações e outras organizações civis, tanto privadas quanto públicas.

“Nossa Associação é uma instituição que tem 97 anos e conta com mais de nove mil associados, é a Casa do Empresário. Nossa pauta está diretamente ligada a defender e representar as demandas de segurança dessa classe de trabalhadores tão expressiva para a economia da nossa Capital. Então, é muito importante ter um representante desse setor ocupando uma das cadeiras do Conselho para dar suporte a esse nicho socioeconômico”, aponta Juliana Aranda, membro titular da Associação Comercial de Campo Grande.

O Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP), criado pela Lei no 6.079, é formalizado como de caráter consultivo e opinativo e permite que o órgão execute ações e troca de experiências com a comunidade, de forma a garantir os direitos fundamentais dos cidadãos ligados a segurança pública.

O Comsep também atua como organizador de debates para propor planos, programas e projetos, a partir do Plano Diretor de Campo Grande, do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual, como também promover campanhas com participação da sociedade em projetos que objetivam a melhoria da segurança das pessoas.