Sicoob - ACICG.

Em parceria com a Associação Comercial, Sicoob inaugura agência na Capital

Resultado da aliança de parceiros, implantação de cooperativa é considerada pelo presidente da ACICG como nova força financeira à classe empresarial

Uma noite de entusiasmo e comemoração marcou a inauguração da Agência Sicoob Aliança, no dia 3 de setembro, na Capital. Situada dentro da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a quinta unidade Sicoob em Mato Grosso do Sul é fruto da união da ACICG com outras entidades empresariais consolidadas em Mato Grosso do Sul, como o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sinprofar), Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores (Asmad), Fecomércio-MS.

Durante a abertura do evento, o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro relembrou os primeiros passos para colocar em prática uma nova fonte de força financeira à classe empresarial. “Visitamos sedes do Sicoob em Cuiabá, Londrina e Maringá e nos contaminamos pelo desejo de replicar os exemplos de sucesso do cooperativismo em nossa Capital. O que nos motiva com o Sicoob é saber que os cooperados são os proprietários, por isso colocamos muito empenho nesse projeto que hoje, graças à união de parceiros, torna-se realidade e vem ajudar os negócios locais a se desenvolverem”, compartilhou. Polidoro também enfatizou que, além do portfólio com ferramentas mais acessíveis, o Sicoob contribui para o desenvolvimento econômico e social do país porque aplica na comunidade local os resultados financeiros obtidos.

A nova agência em Campo Grande nasce com 59 sócios-fundadores, empresários de sucesso de Campo Grande que objetivam fortalecer mais uma opção de instituição financeira e proteger o sistema financeiro contra a aplicação de taxas abusivas no mercado. O Sicoob é composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco.

O pontapé inicial para esta criação foi dado na gestão do ex-presidente da ACICG, Omar Aukar, que assumiu a coordenação da Comissão de Constituição da Sicoob Aliança. Durante seu discurso, o diretor desabafou sobre a dificuldade na captação de recursos para investimentos e comentou o entusiasmo com a cooperativa. “Todos que estão aqui sabem o nível de dificuldade que se tem nesse país quando no quesito captação de recursos para materializar um negócio, um sonho. Hoje eu tenho que agradecer o voto de confiança dado pelas entidades que abraçaram esse projeto. Não tenho dúvida que a agência vai ser a melhor opção para o empresário, pois deixa de ser uma instituição financeira que impõe, para ser uma parceira do lojista. O objetivo é dar lucro sim, mas também contribuir para na construção um país melhor”, afirmou.

O sentimento de união que pauta o associativismo também permanece no cooperativismo. Para o presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, “cooperar é trabalhar junto, ajudar-se mutuamente, é tentar conseguir com ajuda de outros o que com maior dificuldade não conseguiríamos sozinhos”. Por isso uma agência Sicoob em Campo Grande representa “novas as perspectivas para movimentar a economia local, gerando emprego e renda,” explica.

E alguns dados comprovam essa força e representatividade do Sicoob no Brasil. São mais de 2,9 milhões de associados e 2,3 mil pontos de atendimento, distribuídos em 25 estados e no Distrito Federal, uma soma que o classifica como o maior sistema financeiro cooperativo do país.

A frente do Sicoob Paraná, Jefferson Nogaroli comemorou com a classe produtiva de Campo Grande a inauguração da agência Aliança. “Quero dizer do meu entusiasmo de ver que a agência começa com tantas lideranças de prestígio, baseada no patrimônio moral dessas instituições empresarias. Eu costumo dizer que o que há de maior no mundo é o mar, mas ele só é grande, pois teve a humildade de se colocar abaixo de todos os rios. Essa cooperativa em Campo Grande começa pequena, com humildade, mas vai ser grande, vai ser um mar”, desejou o diretor-presidente.

O clima de otimismo também se manteve com a presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi Uehara de Paula.  “Somos diferentes, fazemos melhor que o sistema bancário porque somos os donos do negócio. Tenho certeza que o Sicoob MS será um grande sucesso e fará parte da história de desenvolvimento do Estado e do país”, afirmou a líder ao encerrar os discursos.

A noite de inauguração também contou com a visita de empresários no espaço físico da agência Sicoob Aliança, onde foi realizado o descerramento da placa com os nomes dos sócios-fundadores.

Entre os 120 convidados da inauguração estavam empresários, lideranças do setor produtivo, diretores da ACICG e das entidades parceiras da nova agência Sicoob, como o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (Sinpetro), Mario Shiraishi, o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sinprofar), Antônio Freire e o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores (Asmad), Valdivino Souza. Também marcaram presença no evento o presidente do Sicoob Federal, Alexandre Bustamante, o superintendente de Gestão Estratégica na Bancoob, Claudio Halley, o presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra e o presidente do Conselho Consultivo de Crédito do Sistema OCB, Celso Regis.

Serviço: A Agência Sicoob Aliança está situada dentro da Associação Comercial, na Av. 15 de novembro, 390 -, no Centro de Campo Grande. O atendimento ao público acontece das 9h as 16h.