ACICG

Dia da Liberdade de Impostos acontece nesta ​segunda-feira, na Capital

​Ação de conscientização da Associação Comercial ​inclui ​venda de gasolina ​a​ R$ 1,82​8​ e medicamentos ​genéricos sem impostos.

Em 2015, os brasileiros precisam trabalhar 151 dias, exclusivamente, para pagar impostos. Para conscientizar a população sobre a alta carga tributária imposta aos brasileiros, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realiza, nesta​ ​segunda-feira (2​5​), o Dia da Liberdade de Impostos (DLI). A mobilização conta com o apoio e participação de empresas que ​comercializarão produtos ​sem a carga tributária ​​para demonstrar ao consumidor o quanto ele paga a mais por cada item e o montante que vai diretamente para os cofres públicos.

Para o diretor da ACICG e advogado tributarista, Roberto Oshiro, o Dia da Liberdade de Impostos busca mostrar à sociedade ​que quase metade do preço de produtos e serviços ​se deve em razão da alta carga tributária imposta aos contribuintes. “Uma sociedade conscientizada poderá cobrar de seus representantes​ o retorno dos impostos que todos nós pagamos diariamente​. Isso pode fazer com que o governo entenda a necessidade de diminuir os seus gastos, ao invés de elevar ​ ​​ainda mais ​a carga tributária​ paga pela população,” defende.

Nacionalmente, o DLI é ​incentivado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e ocorre em diversas cidades do Brasil. Em Mato Grosso do Sul a iniciativa ​é da ACICG ​e conta com o apoio do ​Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul (SINPETRO/MS), ​Conselho dos Jovens Empresários ​da Associação Comercial ​(CJE-ACICG), da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso do Sul (AJE-MS) e CDL Jovem Campo Grande.

Em Campo Grande serão ofertados 5 mil litros de gasolina. Com a dedução dos impostos, que no caso específico é de 42,68% agravada pela aumento da pauta fiscal do ICMS​, o valor de R$ 3,1​9 por litro passará a R$ 1,828​. A venda será limitada a ​​R$ 40,00 por veículo​, o que beneficiará 229 consumidores e representará uma economia de quase R$ 30,00 por pessoa. ​“Iniciaremos a distribuição de senhas às 6h da segunda​-feira e o abastecimento estará liberado a partir das 7h30” informa o presidente do CJE e coordenador do Dia da Liberdade de Impostos em Campo Grande, Marcos da Silva. O pagamento será exclusivamente em dinheiro.

​Cerca de 500 medicamentos genéricos​ também serão ​vendidos sem impostos em duas drogarias do bairro Coophavila II. O preço de venda, com a dedução dos tributos chegará a ​55​% de redução do valor ​normal. ​Para se ter uma idéia de quanto isso representa, o medicamento de uso prolongado para regime e controle de peso Orlistate 120mg, que atualmente custa R$ 120,69 será vendido por R$ 70,00. Atorvastatina Cálcica, para controle do colesterol, passará de R$ 54,44 para R$ 31,58 e o Clopidrogrel, de uso contínuo para pessoas que sofreram infarto, deixará de custar R$ 108,47 para ser vendido por R$ 48,80, ou seja, nesse último caso uma economia de R$ 59,67 por caixa. “Estamos tentando que o governo reduza a carga tributária de medicamentos para facilitar o acesso de fármacos à população. Estou me unindo à Campanha ​da Associação Comercial ​com o propósito de despertar na sociedade o senso critico sobre os altos impostos”, afirma o empresário Lodomilson Alexandre, proprietário das farmácias participantes do DLI.

Aulas práticas de direção em motos e carros também serão ofertadas por uma auto escola no Centro da Capital.  De R$ 65,00, cada aula para automóvel sairá por R$ 29,91. No caso de aulas para moto o valor passa de R$ 55,00 para R$ 25,31, uma redução de 53,99%.

As empresas que participam da campanha arcam com o custo do imposto que não é repassado para a população, mas ainda assim será recolhido ​a​o governo.

Onde encontrar Gasolina – Auto Posto Shiraishi 5, situado na Avenida Júlio de Castilho 3.420 – esquina com Rua Yokohama – no Jardim Panamá. Abastecimento das 7h30 às12h ou enquanto durar o estoque. Entrega de senhas a partir das 6h.

Medicamentos – Drogarias América, localizada na Rua da Península, 626; e Farmais, situada na Rua da Península, 824, Coophavila II. Atendimento das 7h às 22h. Não há limite de quantidade por pessoa, produtos serão comercializados enquanto durarem os estoques.

Aulas práticas de direção – Primeira Opção Auto Escola, situada na Rua 13 de Maio, 3075. Atendimento das 8h às 18h. Sem limite de quantidade. Mais informações: 3325-4242

Lei Federal O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei nº 12.325/2010, com o propósito de conscientização e reflexão da sociedade e dos poderes públicos sobre a importância do respeito ao contribuinte.

Segundo o IBPT, a alta carga tributária consome mais de 40% de tudo que é produzido no Brasil. Este ano, todo o salário que o contribuinte receber até o fim deste mês servirá para pagar impostos. O Brasil aparece em oitavo lugar em uma lista produzida pelo Instituto que aponta a quantidade de dias de trabalho necessários por ano para pagar impostos em 28 países.