Dados da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) revelam uma melhora significativa no movimento do comércio para as compras relativas ao Dia das Crianças. De acordo com a pesquisa realizada de 1 a 12 de outubro, houve um aumento de 8,5% nas consultas de CPFs de consumidores que tentaram realizar compras no crediário, em relação ao mesmo período de 2015.
Analisando o cenário local, o economista chefe da ACICG lembra alguns fatores importantes: “A primeira consideração a fazer é que em 2015 o feriado da Divisão do Estado (dia 11) ocorreu num domingo, portanto, o período analisado de 1 a 12 de outubro teve 9 dias úteis em 2015 e somente 8 em 2016, o que se refletiu no resultado, visto que somente os Shopping Centers trabalharam normalmente nos dias 11 e 12. Outro aspecto de considerável importância foi o feriado ainda mais prolongado, que fez com que muita gente saísse da cidade no final de semana e retornasse somente quarta-feira”, avaliou Normann Kallmus.
Ele conta ainda que foi verificada uma queda substancial de ocorrências de negativação. “As tentativas de transações que apresentaram alguma restrição de crédito tiveram uma redução de 4,3% em relação a 2015. Todos os dados apontam para uma melhora no cenário que deverá se fazer sentir nas compras de fim de ano”, finalizou.
Nacional – Uma pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostra que em 2016 as vendas do comércio para o Dia das Crianças recuaram 4,2% quando comparadas ao ano passado. Em 2015, as vendas no comércio recuaram 3,4% frente ao mesmo período de 2014. Com isso, o resultado registra seu pior desempenho para a série histórica do Dia das Crianças, iniciada em 2008.