Burocracia - ACICG.

Comitê Estadual irá propor medidas para redução da burocracia

O CED (Comitê Estadual de Desburocratização) foi implantado em Mato Grosso do Sul para simplificar processos e reduzir a burocracia no âmbito do Governo do Estado. A reunião realizada nesta quinta-feira (16), serviu para apresentação de uma agenda positiva para o processo.

O Comitê é formado por representantes de 13 secretarias estaduais de governo. O secretário de Administração e Desburocratização, e coordenador do comitê, Carlos Alberto de Assis, disse que “desburocratizar é corrigir rotinas, mudar hábitos e modernizar processos”. Assis entende também que o servidor é parte fundamental nesse processo.

O superintendente de convênios, Lusival Pereira, que representou a Secretaria de Educação, ressaltou que não existe no Governo do Estado um procedimento único que possa ser adotado por todos os gestores. “Cada secretaria conduz o convênio de uma forma, não existe um fluxograma a ser seguido. Hoje, nós temos na Secretaria de Educação cerca de 530 convênios e nenhum dele tem regramento definido”, explicou Lusival.

Para construir essas propostas de simplificação em conjunto com a sociedade, o Comitê vai organizar uma agenda de reuniões em algumas entidades como FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sesi (Serviço Social da Indústria), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Crea (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo) e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) para ouvir sugestões que possam facilitar os serviços governamentais oferecidos à sociedade.

Site Campo Grande News/ Thiago de Souza