Dengue, Zika e Chikungunya - ACICG.

Caminhada pela Vida reúne centenas de pessoas contra dengue e chikungunya

A mobilização pela conscientização da prevenção contra dengue e chikungunya foi realizada no dia 27 de fevereiro, quando centenas de funcionários e representantes de entidades se uniram em caminhada pelo centro da capital.

Segundo o chefe do setor de controle de vetores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Alcides Ferreira, cerca de 80% dos focos do mosquito aedes aegypti são encontrados em residências. “Precisamos estar atentos porque o mesmo mosquito transmite tanto a dengue quanto a chikungunya”, alerta.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Polidoro, destacou que a prevenção é responsabilidade de todos. “Precisamos chamar atenção da população para essa responsabilidade, pois a dengue pode afetar todos os setores, gerando inclusive, desfalques entre os colaboradores e empresários”, explica.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Mosquito Aedes Aegypti (Lira), em 2013 foram notificados 44.657 mil casos de dengue somente em Campo Grande, com 142 quadros graves e 12 mortes. Em 2014, não houve epidemia, mas este ano duas pessoas já morreram vítimas da dengue. Quanto à Chikungunya, já foram notificados 46 casos e uma pessoa foi confirmada com o vírus.

A caminhada foi realizada através da parceria entre a ACICG, Sesau e Conselho Comunitário de Segurança da Região Central. Entre os apoiadores, estavam o Conselho Comunitário de Segurança do Trânsito, Conselho do Comércio Central, Rotary Clube, BT/Oi, Rede Comper, Fort Atacadista, Jacaré Moto Clube e Feras do Pantanal e Shopping Pátio Central.