Associação Comercial ultrapassa a marca de 7 mil associados em 2018

O ano de 2018 foi marcado por desafios, mas, também, por conquistas para Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). A entidade, que comemorou 92 anos, ultrapassou a marca de 7 mil associados em março, consolidando-se como uma das maiores entidades representativas da classe empresarial no Brasil. Em um ano, a adesão foi de mais de 500 associados. “Crescemos e já somos mais de 7.300 associados, uma conquista resultado de um trabalho em conjunto, porque nos mantivemos fiéis à missão de representar, defender e oferecer serviços que fomentem o desenvolvimento do setor empresarial”, considera o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

Em meio as atuações, a Casa do Empresário fortaleceu o Movimento Juntos Faremos, com mais uma edição do Feirão do Imposto, promovido pelo Conselho de Jovens Empresários da ACICG. Evidenciando outra bandeira do movimento, que pede por Mais Segurança, a entidade – em parceria com a OAB e o Senador Pedro Chaves – promoveu o 1º Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de MS em julho, que contou com diversas autoridades, entre elas, o Ministro de Segurança Pública Raul Jungmann e um representante do Ministro da Defesa.

Internacionalização

Em 2018, a ACICG trouxe novidades para atender os anseios e criar soluções para seus associados. Entre eles, o Progiex (Programa de Promoção da Internacionalização e Comércio Exterior), que abriu novas possibilidades de fazer negócios com países da América do Sul, e oportunidades para comércio, indústria e serviços da nossa capital. Mais de 50 empresas já fazem parte do programa.

Outro destaque foi a realização do 1º Encontro Empresarial de Integração Sul Americana, aconteceu em agosto, reuniu mais de 300 empresários interessados em discutir as perspectivas, os problemas e soluções do comércio internacional. O evento contou com a assinatura de um termo de cooperação entre a entidade com o Porto de Barranqueras, na Argentina, para fortalecer os processos de desenvolvimento e integração internacional entre a Capital e a Província do Chaco. O trabalho de comércio exterior também atraiu novos parceiros e a ACICG recebeu a visita do cônsul do Paraguai, Vitor Hugo Aquino Fornera, para apresentar as potencialidades de seu país. “Foram ações que consolidaram o processo de internacionalização da Associação Comercial”, avalia Polidoro.  

Mais produtos e serviços

A ACICG também trouxe novos produtos, como o Certificado de Origem, além do SCORE no SCPC, agregando ainda mais valor aos dados de consulta de crédito disponibilizados pela entidade. Os Mutirões de Negociação, e a tradicional campanha Nome Limpo levaram conciliação e recuperação de crédito para os inadimplentes, aquecendo a economia e os reintroduzindo ao mercado consumidor.

A parceria com a Santa Casa de Campo Grande foi renovada com mais vantagens, oferecendo um plano de saúde de alta qualidade para as empresas associadas e seus colaboradores.

A Escola de Varejo atendeu mais de 6 mil pessoas, em seus seminários e palestras, promovendo atualizações sobre temas importantes, como o E-Social e a Reforma Trabalhista. Outro destaque no âmbito de qualificação foi o 2º. Congresso Sul-Mato-Grossense de Empresas Familiares que reuniu mais de 400 empresários que buscavam aperfeiçoamento profissional e tendências para ajuda-los no planejamento de suas empresas. Além disso, com o curso Abre Vagas, preparou mais de 250 pessoas para o mercado de trabalho. A inauguração da Escola do Empreendedorismo, em parceria com a Facsul, CRA/MS e a Prefeitura – por meio da Sedesc, como também o convênio firmado com o IFMS, foram importantes atuações para a capacitação do comércio.

Fomento do comércio

Além disso, a ACICG buscou estimular o movimento no comércio atraindo um importante público consumidor: os servidores públicos. A entidade renovou o Clube do Servidor Estadual (CSE) com o Governo do Estado, por meio da SAD, e firmou uma parceria com a Prefeitura criando o Clube do Servidor Municipal (CSM), reunindo mais de 100 mil servidores para as empresas associados da ACICG. E para potencializar ainda mais esta parceria, em conjunto com o Crafty, lançou uma plataforma digital para divulgar produtos e serviços, gratuitamente.

A agricultura familiar também recebeu fomento com a continuidade do projeto Rota do Sabor no bairro Chácara das Mansões. A constituição da cooperativa Cooperchama, através do apoio da UFMS e parceiros, marcou uma nova fase do projeto.

Qualidade de vida ao associado

Em 2018, a Colônia de Férias recebeu várias melhorias em sua estrutura para acolher os associados e seus convidados, em seus 17 hectares de área verde, parque aquático, bangalôs e quiosques. Eles puderam aproveitar os eventos de lazer, como o Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, além do tradicional Porco no Rolete, um ambiente familiar, com muita diversão e boa comida.

Defesa da classe

Atuações políticas e representatividade da classe empresarial nortearam os trabalhos da Associação Comercial, levando a entidade a participar de discussões sobre projetos de lei e decisões do poder público que impactaram no cotidiano das empresas e do cidadão. Entre eles, o novo Código Comercial, a taxa do lixo, o plano diretor, o projeto de lei que impunha o pagamento de taxas de protestos a clientes, entre outros. A ACICG também acompanhou o programa Reviva Campo Grande, realizando várias reuniões prévias com lojistas e apresentando suas reivindicações. Após o lançamento, disponibilizou um espaço em sua sede, para a Prefeitura montar um escritório da obra e tirar dúvidas dos empresários do centro da cidade.

“Chegamos ao final de 2018 agradecendo aos parceiros, diretores e colaboradores que compartilham nossos valores trabalhando para que a ACICG seja cada vez mais representativa. Para 2019, estamos atentos a um novo mercado e à nova economia, focaremos na cooperação, representatividade e competitividade, disponibilizando novos processos, transferência de serviços para online, novo ambiente de trabalho e atendimento aos associados. Acreditamos que 2019 será um ano de reconstrução, com um governo que promoverá mudança, mais otimismo, mais esperança e confiança para toda a sociedade”, finalizou o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.