ACICG

Associação Comercial presta homenagem a ex-presidente em primeira reunião do ano

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizou a primeira reunião de 2015 nesta terça-feira (24), quando recebeu convidados especiais. A viúva e familiares de José Oliva Filho, falecido em novembro do ano passado, compareceram para receber uma placa de homenagem ao ex-presidente.

Na ocasião, o presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro, relembrou os feitos de Oliva no setor empresarial e durante sua gestão (1982/1984), quando estabeleceu o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e construiu a Colônia de Férias. O empreendedor foi o 14º presidente da entidade.

Polidoro lembrou também das oportunidades em que se encontrou com o empresário e revelou que se identificava com a maneira dele dialogar. “Oliva tinha voz calma, era pacífico, corajoso e fazia com que todos pensassem de maneira associativista”. O presidente frisou que a homenagem era fundamental para que os jovens empresários conhecessem o espírito empreendedor de Oliva.

O vice-presidente da ACICG, Pedro Chaves Santos Filho, destacou que o ex-presidente era extremamente determinado e sabia conviver com as diferenças. “Uma das virtudes do José Oliva era a sua capacidade de viabilizar os seus grandes empreendimentos imobiliários, sem a participação e as facilidades de financiamentos que temos hoje”.

Para o vice-presidente, falar de Oliva é resgatar a memória de um homem que dedicou a sua vida à família, ao trabalho, fraternidade, filantropia e amor ao próximo. “Ele possuía uma grande liderança, além de uma integridade moral e ética exemplar”, completou Chaves.

A viúva, Alda Oliva, compartilhou lembranças do período em que José foi presidente da ACICG. “Ele viveu a Associação e quando começou a construção da Colônia, ele acordava todos os dias bem cedo para ir acompanhar as obras”, conta. Alda se emocionou com a homenagem dizendo que seu companheiro mereceu. Atuação no setor

Pioneiro no ramo empresarial em parceria com seu irmão Vicente, José inaugurou, em 1953, a Farmácia Liberdade, a primeira da capital. Os irmãos também foram responsáveis pela primeira incorporação residencial do Estado: o Condomínio Edifício Dom Aquino. A sociedade deu origem à imobiliária Metrópole Imóveis, que em 1987 tornou-se Oliva Imóveis.

Por Stephanie Ribas/Assessoria de imprensa – DRT 820/MS