Internacionalização - ACICG.

AL-Invest e ACICG trabalharão juntos para internacionalização de empresas

CACB esteve na ACICG para conhecer as iniciativas de desenvolvimento empresarial da entidade e identificar oportunidades de apoio para o AL-Invest 5.0

Entre os dias 9 e 11 de abril, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) esteve na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) para conhecer as iniciativas de desenvolvimento empresarial da entidade e identificar oportunidades de apoio para o AL-Invest 5.0 atuar na região. O programa da União Europeia disponibiliza recursos para ações de desenvolvimento e fomento da competitividade de micro e pequenas empresas na América Latina.

A analista de projetos de cooperação internacional da CACB, Gabriele Oliveira, aponta que um plano de internacionalização da ACICG chamou a atenção. O projeto, realizado em conjunto com a empresa chilena CYTIES, tem por finalidade a consolidação de empresas campo-grandenses como exportadoras de bens, serviços, tecnologias e conhecimento. Para saber mais, clique aqui.

A parceria surgiu após uma expedição de diretores da ACICG a países da América do Sul, ocasião na qual empresários chilenos identificaram o Brasil como um potencial exportador, tanto pela proximidade geográfica quanto pela qualidade dos produtos. Assim, a ACICG pretende identificar oportunidades junto a seus associados e não associados para atender às demandas de países vizinhos, como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai.

Atualmente, membros da CYTIES estão empenhados em traçar o perfil exportador das empresas de Campo Grande para, em seguida, apresentar aos empresários as necessidades individuais de cada empresa chilena atendida.

Após esta etapa, o AL-Invest 5.0 será um aliado importante da ACICG. O programa entrará como um apoio para o desenvolvimento por meio da vinculação empresarial, estimulando o associativismo, sensibilizações e capacitações nos mais variados temas, “para que a empresa se sinta mais segura em exportar e atender às demandas do mercado chileno”, afirma a analista Gabriele.

Além disso, a ACICG pretende utilizar o diagnóstico do AL-Invest 5.0 para identificar o perfil das MPEs associadas, que atualmente são cerca de 7 mil. A iniciativa irá possibilitar o aprimoramento e a criação de novos serviços.

Aproximação com as ACEs

Em novembro de 2017, a CACB reuniu, em Brasília, Federações e Associações Comerciais para incentivar o desenvolvimento de projetos no âmbito do AL-Invest 5.0.

Cerca de 35 pessoas participaram da reunião, entre eles, o presidente da CACB, George Teixeira Pinheiro, a superintendente, Juliana Kampf, e o coordenador executivo da CACB e coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, que fez uma apresentação do histórico do AL-Invest, destacando os casos de sucesso e as oportunidades de futuros negócios por meio do associativismo.

O presidente da ACE de Campo Grande (MS), João Carlos Polidoro, marcou presença e descreveu o encontro como uma forma de aproximar as associações da CACB. Sobre as expectativas em relação à cooperação internacional, ele afirmou: “Temos mais de 10 propostas em andamento, sendo dois deles internacionais […] Estávamos fazendo tudo com recursos próprios, e, agora, com os recursos do AL-Invest, poderemos dobrar a capacidade dos projetos”.

Fonte: Empreender