ACICG prevê otimismo e contratações temporárias estáveis para o fim de ano

Levantamento mostra que maioria dos empresários pretende contratar em dezembro e quase 90% têm intenção de efetivar temporários

A pesquisa “Perspectivas Empresariais para Contratações 2025”, elaborada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) mostra um cenário de otimismo e estabilidade no comércio da Capital para o período de fim de ano.

A maioria dos empresários campo-grandenses (59%) prevê manter o mesmo volume de contratações temporárias que em 2024, enquanto 36% pretendem ampliar as equipes. Apenas 5% projetam reduzir o número de vagas.

O levantamento foi realizado com 100 empresas de diferentes segmentos, sendo o vestuário o setor mais representativo, seguido por eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria e cosméticos e joias.

“Considerando o trimestre de outubro a dezembro, nossa expectativa é que sejam geradas cerca de 1,1 mil oportunidades de trabalho em empresas do setor terciário, que abrange atividades de comércio e serviços”, informa o presidente da ACICG, Renato Paniago.

A pesquisa também apontou que a primeira quinzena de dezembro será o principal período de contratações, indicada por quase 50% dos empresários. A segunda quinzena de dezembro aparece em seguida, com 16%, enquanto 22% devem contratar ainda em novembro. Cerca de 83% das empresas pretende abrir até duas vagas temporárias, o que reflete o perfil de micro e pequenos negócios que compõem a base do comércio local.

Outro dado relevante é que 88,6% dos empresários têm intenção de efetivar os colaboradores temporários após o período de festas, o que reforça o fim de ano como porta de entrada para o emprego formal e indica confiança na continuidade das vendas em 2026.

Para Paniago, o cenário é positivo: “A maioria dos empresários mantém as expectativas de contratação no mesmo patamar do ano passado, e mais de um terço pretende ampliar o número de colaboradores. Isso revela estabilidade, o que é muito saudável diante do cenário econômico atual.”

A pesquisa mostra ainda que quase todas as empresas (98%) planejam participar de ações promocionais, como Black Friday e Black Week, no período pré-natal. “As campanhas devem impulsionar o movimento no comércio já em novembro e preparar o terreno para o aumento das vendas em dezembro”, avalia o presidente da ACICG.