97 anos de ACICG: confira a entrevista com o presidente Renato Paniago

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) completa 97 anos de fundação no dia 14 de março. Ao longo desse período, se transformou em uma das entidades empresariais com maior representatividade do país em número de associados, que vão do microempreendedor às grandes empresas nos mais variados segmentos.

Nesta entrevista, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Renato Paniago, apresenta as novidades da entidade para 2023 e as perspectivas para o ano.

Esse mês a entidade celebra 97 anos. A ACICG tem crescido em número de associados?

O número de empresas integrantes da ACICG tem aumentado ano a ano. Conquistamos a marca de 9 mil associados este mês, o que nos orgulha muito, pois a ACICG está dedicada à representatividade e à defesa da classe empresarial.

E como está a expectativa da ACICG e dos empresários da Capital para a economia em 2023?

Estimamos que 2023 será um ano de crescimento de negócios e a maioria dos empresários (cerca de 60%) também sinalizou essa perspectiva, segundo uma pesquisa que realizamos em janeiro. Porém, esse ano, o percentual de empreendedores que espera um cenário promissor é menor quando comparado ao levantamento do ano passado. Isso é reflexo, principalmente, devido à troca de governantes do governo federal, que despertou maior preocupação sobre os rumos da economia e das medidas que podem surgir e impactar o desenvolvimento empresarial.

A ACICG tem acompanhado e atuado em pautas nacionais que afetam o desenvolvimento das empresas?

Participamos de comitês e grupos de trabalho da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, que discute pautas conectadas com a Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo em Brasília. Com isso, temos atuação diante de projetos e leis que impactam o setor e, além disso, temos feito a articulação política com representantes do MS na bancada federal. Entre as pautas que participamos das discussões estão a reforma tributária, ampliação do teto do Simples, entre outras.

Como é o trabalho de representatividade da ACICG?

Uma das principais missões da ACICG é representar e defender os interesses da classe empresarial. Trabalhamos também pelo seu fortalecimento, ampliando o reconhecimento e a sua influência nas áreas política, econômica e social. Além disso, atuamos na cooperação e no diálogo com órgãos da esfera pública, sendo porta-vozes de assuntos que impactam o desenvolvimento. Pautas ligadas à política tributária e fiscal, projetos de lei e medidas do poder público que, de alguma forma, estejam refletindo coletivamente nas empresas estão no escopo de nossa atuação, por exemplo.

Que tipos de produtos e serviços a Associação Comercial oferece para apoiar o empresário?

Além da representatividade e o associativismo, a entidade atua com produtos de telefonia, certificação digital e análise de crédito e cobrança. Há soluções na área de saúde para a empresa, como atendimentos de medicina do trabalho e planos de saúde e odontológico, além de benefícios de lazer, por meio da Colônia de Férias.  A rede de contatos também é grande vantagem, pois o network fomenta parcerias e potencializa a geração de negócios.

Na área financeira há algum apoio?

Sim. Conseguimos viabilizar uma parceria com o Sicoob Médio Oeste para oferecer ao associado soluções que são mais atrativas que os bancos tradicionais. O Sicoob Médio Oeste nasceu dentro de uma associação comercial, por isso, entende as necessidades dos empresários e essa nova parceria vai ajudar os empreendedores com apoio de crédito e outros serviços financeiros. O atendimento ocorrerá na unidade recém inaugurada, situada na avenida Tamandaré.

A ACICG realiza a Campanha Nome Limpo há muitos anos. Além dessa ação, há outros projetos para ajudar a reduzir a inadimplência?

A Campanha ocorre geralmente a partir de novembro e é muito aguardada pelas empresas e consumidores da capital. Em 2022, foram negociados em torno de 5 milhões. A ACICG tem oferecido às empresas o método da conciliação, por meio do projeto Concilia ACICG, para promover a negociação de dívidas entre a empresa e o inadimplente com a ajuda de um conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça.

Além disso, temos um produto chamado Parcele Já, que possibilita o parcelamento em até 18 vezes com as melhores taxas do mercado de cartão de crédito. Isso tem ajudado muito as empresas, pois elas conseguem garantir o recebimento da dívida e beneficiar o consumidor pela facilidade de parcelamento em um valor que cabe no bolso dele.

Como está o calendário de eventos de qualificação?

A entidade possui diversos eventos programados, alguns já conceituados no meio empresarial como por exemplo o Work Café. Além da agenda semanal de capacitações para aprimorar o conhecimento de colaboradores, em março, ocorrerá o tradicional evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. “Mulheres que Constroem” é o nome do encontro de 2023 que será realizado no dia 22, às 19h, no Murano Buffet. Será uma noite especial, com muita troca de conhecimento, experiências e network entre as participantes, além de momentos de diversão e gastronomia.

A entidade também realiza eventos recreativos na Colônia de Férias. Há uma programação fechada para o ano?

A Colônia de Férias tem sido um braço importante da ACICG para promoção de momentos de lazer e entretenimento em família, ajudando a levar bem-estar aos empresários e aos seus colaboradores. Esse ano devemos realizar vários almoços temáticos, o primeiro deles é a Costelada de Chão, marcada para 30 de abril.  Os convites já estão disponíveis na ACICG.