Mais de 1 mil atendimentos foram realizados nos 5 dias da campanha; a meta era aumentar em até 20% os números de 2015
A 6ª edição da Semana de Conciliação promovida pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), superou as expectativas da organização. Nos cinco dias da campanha, que aconteceu de 9 a 13 de maio, 1.250 pessoas procuraram a ACICG para resolver conflitos com empresas ou pessoas físicas, e R$1.394.242,89 foram recuperados.
“A nossa expectativa era que nessa edição do evento os números de atendimento e de recuperação de crédito aumentassem em até 20%, ou seja, nossa meta era recuperar até R$500 mil. Estamos muito felizes com os resultados da campanha, pois demonstra que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de conciliar, evitando processos judiciais que poderiam se arrastar por meses e até anos. Isso mostra ainda que em vez de fazer novas dívidas, o consumidor está inclinado a quitar débitos atrasados”, analisa o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro.
Embora a campanha tenha terminado, os interessados em conciliar podem procurar a CBMAE, localizada dentro da ACICG, e solicitar o agendamento de audiência. Pendência financeira é um dos problemas solucionados pela conciliação, mas segundo o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara como, por exemplo, questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.
A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a participação de advogados e oferece total segurança jurídica. Nesse método, um conciliador tem a função de aproximar as partes envolvidas para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.
Em 2015, a Semana de Conciliação contabilizou 415 audiências, 40% a mais que na edição anterior. A taxa de sucesso dessa edição foi de 74%, resultado da soma de acordos das audiências. Devido à iniciativa de unir as partes envolvidas para resolverem uma pendência financeira, a 5ª edição do evento recuperou R$ 566.956,76, valor 30% maior que em 2014.
Como conciliar
Os interessados em realizar conciliação com empresas ou pessoas físicas devem procurar a ACICG, e solicitar o agendamento da conversa a ser mediada.
Cidadãos com casos de pendências financeiras devem apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG, munidos de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone (67) 3312-5063.
Serviço
Local: Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem da ACICG Endereço: na Rua 15 de novembro, 390, Centro.
Mais informações: (67) 3312-5063