Pesquisa ouviu mais de 2.100 consumidores, com e sem restrição, durante o 2º semestre de 2019
30 de janeiro de 2020 – De acordo com a pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista, 55% dos consumidores, com o nome sujo ou não, deixariam de pagar primeiro os financiamentos, que são contas pagas com boletos e carnês, e despesas diversas em caso de diminuição da renda familiar. Em seguida, 34% deixariam de pagar o cartão de crédito, enquanto 11% atrasariam o pagamento de empréstimo e cheque especial. A pesquisa ouviu pouco mais de 2.100 consumidores em todo o Brasil durante o 2º semestre de 2019. Considerando apenas os consumidores com restrição, 47% apontaram as contas originadas por boletos, carnês e demais despesas diversas como as primeiras contas a não ser pagas. Os que não pagariam o cartão de crédito são 40%, e os que deixariam de pagar empréstimos e cheque-especial, 13%. Já levando em conta somente os consumidores adimplentes, ou seja, que não possuem restrição, 61% atrasariam primeiro os boletos, carnês e despesas diversas, 28% o cartão de crédito e apenas 9% deixariam de pagar contas de empréstimos e cheque-especial.
Motivos Dentre os consumidores em geral, com restrição ou não, que deixariam de pagar boletos, carnês e contas diversas, 70% o fariam pela possibilidade de negociação posterior, e 30% por priorizarem outras contas. Entre quem não pagaria o cartão de crédito, 71% porque podem negociar depois e 29% por priorizarem outras contas. Já entre quem deixaria de pagar empréstimos e cheque-especial, 67% podem negociar a dívida posteriormente e 33% priorizariam o pagamento de outras contas. Contratação de empréstimo Questionados sobre o que levariam em conta na hipótese de contratação de empréstimo para a quitação de uma dívida, 58% dos consumidores em geral apontaram a taxa de juros, 38% o valor das parcelas e 3% o prazo de pagamento. Considerando apenas os consumidores adimplentes, 71% levariam em conta a taxa de juros, enquanto 26% apontaram o valor das parcelas e 3% o prazo de pagamento. Já entre os consumidores inadimplentes, 55% levariam em conta o valor das parcelas, 42% a taxa de juros e 3% o prazo de pagamento. Metodologia Pouco mais de 2.100 consumidores, segmentados em inadimplentes e adimplentes, responderam à Pesquisa Perfil do Consumidor realizada de modo online ao longo do 2º semestre de 2019 pela Boa Vista, em todo o território nacional. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança. SOBRE A BOA VISTA A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores. Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista. Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
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