O movimento no comércio para o Dia dos Namorados cresceu 4,9%, na Capital, em comparação com o mesmo período do ano passado, revela a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Nacionalmente, as vendas para a data recuaram 0,5% em 2015, comparadas ao ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Em 2014, as vendas em todo Brasil superaram em 0,8% o desempenho verificado no mesmo período de 2013. Na capital esse índice foi negativo ano passado: – 6,85% em relação a 2013.
Os dados locais correspondem às comercializações a prazo, mediante crediário e o cálculo do volume de vendas é baseado nas consultas realizadas no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Campo Grande. Para o levantamento foram consideradas as consultas registradas no período de 1 a 12 de junho de 2015, comparadas às realizadas no mesmo período de 2014 e 2013.
De acordo com o presidente da ACICG, a expectativa de movimento no comércio local era moderada. “Esse indicador confirma uma reação do varejo em Campo Grande no segundo trimestre em relação aos primeiros meses do ano”, analisa João Carlos Polidoro.
Para estimular novas vendas também no período do Dia dos Namorados, a Associação Comercial realizou a Campanha “Amor de Viagem”, que contemplará, por meio de sorteio no dia 26 de junho, cliente, empresário e colaborador com viagens para Buenos Aires, Maceió e Bonito, respectivamente. “Ações promocionais são recursos importantes para movimentar o varejo. Com esta ação conseguimos beneficiar todos os agentes do comércio: o empresário que passou a oferecer uma vantagem ao cliente; o consumidor que ganha uma nova motivação presentear; e o colaborador que fica ainda mais otimista em atender com qualidade”, complementa Polidoro.
A próxima data comemorativa que deve movimentar o comércio de Campo Grande é o Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto. Antes disso, Polidoro relembra que “junho ainda conta com festas juninas e férias escolares, fatos que indicam elevação do consumo em segmentos de entretenimento e alimentação. O frio também vem com mais força e faz com que consumidores comprem produtos para o inverno. E vale ressaltar que as liquidações já começaram em algumas lojas e devem se intensificar em julho, devido a chegada da coleção de roupas da nova estação,” finaliza o presidente da ACICG.