Tributos pagos pelos brasileiros chegaram a R$ 700 bilhões no último domingo (15), segundo Impostômetro

O total de tributos pagos pelos contribuintes brasileiros está prestes a somar R$ 700 bilhões. O valor foi apontado pelo Impostômetro ao meio-dia deste domingo (15/4), com nove dias de antecedência em relação ao ano passado, indicando que os cofres públicos estão arrecadando mais em 2018.

“O aumento da arrecadação decorre principalmente do aquecimento da atividade econômica, especialmente do setor comercial ― que tem apresentado recuperação ― e industrial, com destaque para o segmento de veículos, que é pagador de alta carga tributária”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Outro ponto a considerar, segundo Burti, é a elevação de preço de alguns produtos, como os combustíveis, resultando em crescimento do valor arrecadado, já que os impostos estão calculados sobre o preço final.

“De modo geral, o resultado mostrado pelo Impostômetro é positivo porque revela que a recuperação da economia continua, embora em ritmo moderado. Cabe ao governo controlar os gastos públicos e resistir à tentação de aumentar impostos, mesmo com o objetivo de fazer uma simplificação tributária”, recomenda Burti.