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Tendências 2017: Influências varejistas que conquistarão o consumidor

Fonte: Blog Miti Apresentamos na segunda parte da série “Tendências 2017” as principais projeções feitas para a área do varejo, que já começam a fazer parte do planejamento estratégico de grandes marcas. O varejo vive em constante mutação, recebendo influências e demandas de várias áreas, o que leva o setor estar sempre buscando inovações para atrair o consumidor e se adequar às exigências sociais.  Confira as tendências no varejo prometidas para 2017:

VAREJO AO NATURAL

Para toda tendência existe uma contra tendência, algo que nasce para manter o equilíbrio, se diferenciar da massa, ou simplesmente para agradar os que preferem não seguir a tendência que está em voga. No entanto, a contra tendência não deixa de ser uma. O Varejo Natural é uma dessas tendências que chegou para equilibrar o setor e ajudar as marcas a se diferenciarem do ambiente atual que, por conta dos avanços tecnológicos e de uma sociedade altamente impactada por informações, possui como característica a urbanização tecnológica com muitas cores, sons e luzes artificiais.

Em contra partida, nasce o naturalismo para quebrar o segmento cultural predominante que prega um estilo de vida mais rápido, tornando o tempo uma moeda de troca no mercado entre marcas e clientes. As empresas estão buscando tornar o ambiente de trabalho e comerciais o mais natural possível, para transmitir tranquilidade e pausar a aceleração que a sociedade vivencia. Porém, as marcas estão indo além do Visual Merchandising natural e ecológico, com objetos que remetem à natureza e iniciativas que ajudam o meio ambiente, buscando ambientes mais amplos e que possuem iluminação natural, preferindo arquiteturas clássicas às mais urbanizadas.

A Apple é uma das empresas inseridas nesta tendência e vai além, preservando arquiteturas históricas em grandes cidades para que não se percam entre as grandes e modernas construções.

A rede de restaurantes MADERO traz esse conceito nas suas filiais, mesclando a tecnologia camuflada em um ambiente composto por elementos naturais, que transmite todo o conceito do varejo natural e insere o cliente em universo mais calmo ao meio da selva urbana.

madero ambiente natural

LOJAS EXPERIENCIAIS

O mercado de compras online está crescendo cada vez mais e angariando novos adeptos a cada dia, seja pela comodidade e praticidade de poder comprar em qualquer lugar, ou pelas inúmeras promoções exclusivas que a plataforma oferece. Dada esta popularização do varejo online, as lojas físicas necessitam entregar mais do que a oportunidade do cliente tocar e experimentar o produto antes da aquisição, a ponto de ele se deslocar até o estabelecimento e gastar a maior preciosidade mercadológica atualmente: O Tempo.

Para atrair o consumidor até as lojas físicas, as marcas estão investindo em estratégias experienciais para compor a ambientação das suas lojas, criando atmosferas sensoriais e exclusivas de acordo com o público e com os produtos que disponibilizam. A técnica de Visual Merchandising, que faz este trabalho de construção de imagem dos pontos físicos, não é uma nova tendência, porém, a alta tecnologia torna-se uma ferramenta importante nessa imersão de compra única.

Uma das maiores marcas de cosméticos e perfumaria do Brasil, a Chlorophylla, apresentou em 2016 o seu maior projeto experiencial para as lojas físicas, chamado de “Mude o Seu Dia”. A marca apostou nos 5 sentidos dos seus consumidores, que já contavam com cores e formatos atrativos e com os aromas dos próprios produtos. As novidades vieram pela audição, por meio de um aplicativo que disponibiliza playlists especiais para a escolha dos consumidores que estão na loja, tudo ocorrendo em tempo real e deixando os visitantes no comando. Para o paladar a marca criou um espaço para os usuários relaxarem e apreciarem uma variedade de sabores de chá.

As marcas de luxo investem pesado na tecnologia para gerar a melhor experiência possível aos seus clientes. Como a marca inglesa Burberry que criou a The Burberry Beauty Box, em Convent Garden, distrito de Londres, onde possibilita as experiências físicas e digitais enquanto exploram os diversos produtos entre maquiagens, acessórios e perfumes. O ambiente conta com um Nail Bar digital que permite o consumidor testar as cores de esmalte em vários tons de pele, além de um lustre digital que transmite os catálogos mensais dos produtos.

Uma das tendências digitais que também está fazendo parte das lojas varejistas, é a realidade aumentada, que vai desde a compra de carros a agências de viagens e lojas conceito de grandes marcas de tecnologia. A Samsung 837, por exemplo, oferece um espaço gigantesco apenas para apresentar uma experiência imersiva dos seus produtos aos consumidores, atendo-se, prioritariamente em agregar conhecimento cultural em várias áreas como arte, música, entretenimento, esporte, culinária, saúde, moda e, claro, tecnologia.

DESTINO COLABORATIVO

A economia colaborativa não é uma novidade, visto que há algum tempo empresas e espaços colaborativos existem e se integraram na geração de economia na sociedade atual. Porém iniciativas colaborativas continuam sendo tendência e expandindo o conceito para diversas áreas e se adequando a diferentes negócios.

O varejo compreendeu a importância e a força que a onda colaborativa possui, apropriando-se das vantagens que agregam valor e diversidade ao negócio, o que aliado com as estratégias corretas entrega um serviço diferenciado aos consumidores. Desta maneira, nasceram as lojas colaborativas, que são ambientes que acolhem vários expositores de diversas áreas e um mix diversificado de produtos.

Em Curitiba, a Bendita Colab faz parte desses ambientes de varejo diferenciados, abrindo as portas de uma casa típica de madeira que abusa de cores e texturas em sua composição, oferece além do aluguel de espaço, onde cada empreendedor poderá expor seus produtos. Eles ainda oferecem cortadores elétricos de tecido, máquinas de costura industrial, overloque e portáteis, máquina para sublimação, réguas de corte para papel, maquinas de cobrir botão, colocação de ilhós, canetas para colagem de pedrarias, ponto de solda para metais, mesas grandes, entre outros. O que acaba transformando a loja colaborativa em um Coworking, onde todos podem trabalhar na confecção das mercadorias e vendê-las no mesmo local.

As lojas colaborativas já são uma realidade muito presente no mercado atuante, tendo a sua expansão dada ao momento crítico da economia mundial, assim, há vários espaços sendo criados e desenvolvidos para ajudar as marcas iniciantes que não possuem entendimento ou verba para terem os seus próprios espaços.

NOVOS MÉTODOS DE PAGAMENTO

Uma das preocupações constantes do varejo são as formas disponibilizadas de pagamento ao consumidor, que está sempre atrás de novos métodos que possam facilitar a transação e de formas mais seguras. Muitos sites já oferecem a compra em um clique, mas primeiramente você precisa colocar todos os seus dados no site, o que para muitos é uma perda de tempo e não muito confiável por manter os seus dados dentro do sistema.

Porém, as pesquisas na área estão cada vez mais promissoras em busca de soluções para se adaptarem a nova realidade social a fim de que o consumidor não precise tocar em momento algum em sua carteira ou se preocupar com o vazamento dos seus dados pessoais. Por isso o World Wide Web Consortium, que estabelece os padrões internacionais para a World Wide Web, convocou as maiores empresas de tecnologia para a elaboração de novas soluções de pagamento online. As expectativas para o futuro é que a convergência ofereça uma transação mais automática, e que o seu polegar pressionado sobre a tela do celular será tudo o que terá que fazer.

A MasterCard já oferece um sistema parecido em 12 países da Europa, que utiliza a biometria para facilitar os pagamentos feitos na internet, e garante que a funcionalidade estará disponível para todo o mundo em 2017. O Identity Check Mobile utiliza as digitais ou o escaneamento do rosto para liberar o pagamento do titular do cartão de crédito, utilizando apenas o celular como ferramenta.

pagamento via detecção de rosto samsung

O pagamento através de gestos é outra tendência que está sendo explorada no mercado, e para tanto, a Realidade Virtual vem sendo a ferramenta para que a novidade seja implementada. A gigante chinesa do comércio eletrônico, a Alibaba, está trabalhando pra que as transações via RV ocorram em um futuro próximo, onde bastará um aceno de cabeça para confirmar uma compra.  É a junção da economia de tempo, praticidade, segurança e tecnologia.

VAREJO CULINÁRIO

O universo culinário continua em alta no mercado varejista, porém o consumidor não quer apenas comprar os utensílios em lojas hightech e descobrir como funciona em casa; ele quer ter a chance de experimentar antes mesmo de levar. É o que muitas lojas estão fazendo, criando verdadeiros ambientes experienciais com cozinhas e utensílios de ponta com chefes experientes que demonstram e ensinam suas criações para os consumidores. Qualquer um pode ser um chefe de cozinha nessas lojas conceitos.

O especialista alemão em facas, panelas e talheres, Zwilling, lançou uma nova loja de produtos culinários em Xangai, ambientada em um espaço de estilo industrial com conceito arrojado e diferenciado. A loja possui chefes que preparam uma gastronomia de ponta em grandes mesários de mármore posicionados no centro do ambiente. Os visitantes possuem a oportunidade de usar os equipamentos e testar as habilidades culinárias com equipamentos top de linha.

O varejo mudou e está mais atento do que nunca às demandas que a sociedade impõe e as experiências tornaram-se o centro estratégico dos planejamentos para atrair e fidelizar os consumidores. Seja em disponibilizar novas maneiras de pagamento, proporcionar experiências únicas ou propondo novos métodos de comercialização, a área promete adotar várias tendências e se unir a outros setores para obter diversidade e se manter atual para o mercado.

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