*Texto e foto Campo Grande News
A um mês do Natal, a segurança em bairros, shoppings e Centro da Capital será reforçada com 1.316 policiais militares. O anúncio foi feito nesta manhã pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho. Ele disse que vai solicitar reforço ao governador do Estado e espera que o número de policiais chegue a 1.500. O policiamento especial começa no dia 1º de dezembro e vai até 8 de janeiro.
Conforme o comandante, o esquema de policiamento ainda não está fechado e pode sofrer alteração, conforme a demanda que os comerciantes solicitarem. “O objetivo do policiamento será de prevenção a qualquer ação de bandido, principalmente de assaltos”, destaca.
A Polícia Militar pede o apoio da população e dos comerciantes para ajudar na prevenção. Segundo o comandante, 50% dos furtos em vias públicas são cometidos por causa da facilidade que o ladrão tem. Muitas vezes, a vítima está distraída com fone de ouvido escutando música, falando ao celular ou acessando as redes sociais. “São atitudes que facilitam a ação dos bandidos”, alerta Deosdete.
Para alertar a população, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) em parceria com a PM, distribuirá panfletos de quatro páginas sobre orientações de como agir durante assalto ou ao presenciar um. As recomendações se estendem também para roubos e furtos em residências, furtos em transportes coletivos e ainda de como portar com crianças durante compras de fim de ano.
O policiamento preventivo vai envolver sete batalhões, segundo o comandante. “Cerca de 200 a 300 mil pessoas circulam por dia na região central e, no final do ano esse número aumenta em mais 50 mil, são visitantes que vem à cidade”, comentou Deusdete.
No Centro, os policiais vão estar em duplas a pé nos principais cruzamento da Avenida Afonso Pena, 14 de Julho, 13 de Maio, Ceará com a Mato Grosso, Calógeras, região do Mercadão e camelódromo. Além disso, 22 bases móveis serão distribuídas em 22 pontos.
Os shoppings e os bairros também terão reforço. Deosdete explica, que o policiamento ostensivo e preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano. De outubro até agora, 83 mil pessoas foram abordadas em Campo Grande e 1.204 foragidos foram presos. Em todo estado, 20 mil pessoas foram encaminhadas às delegacias.