Projeto da ACICG e a escola Gappe promove feira de empreendedorismo infantil

Neste sábado (20 de setembro), às 9h, acontece a Feira do Empresarinho com crianças e adolescentes apresentando seus pequenos negócios. Gratuito e aberto à comunidade, o evento acontecerá na escola Gappe, situada na rua 25 de Dezembro, 1107.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer como as crianças colocaram em prática a operação de diversas atividades empreendedoras, como a comercialização de doces, sucos, cafés e lanches, além de livros, acessórios – como bijuterias -, brinquedos, cosméticos, entre outros itens.

A feira infantil representa a finalização de mais uma edição do projeto Empresarinho, que tem o objetivo de fomentar a mentalidade empreendedora dos estudantes. Cerca de 15 crianças que integram o grupo de empresários mirins foram capacitadas pelo projeto.

“Acreditamos que a visão empreendedora é algo que pode começar na infância. Por isso, há 5 anos iniciamos esse projeto com o intuito de ensinar a futura geração sobre a importância que as empresas possuem para a sociedade e para a qualidade de vida da população”, explica o presidente da ACICG, Renato Paniago.

“Queremos que a criança aprenda a empreender a própria vida e, para isso, vivenciaremos as características do empreendedor,  que são:  busca de oportunidades, iniciativa, estabelecimento de metas, persistência, autoconfiança, persuasão, correção de rota e criatividade. Na oficina de empreendedorismo crianças são estimuladas a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a interagir e integrar-se com as pessoas e a tomar decisões pensando em objetivos comuns”, destaca a diretora da Escola Gappe, Sandra Cremonesi.

Realizado nos meses de agosto e setembro, o projeto Empresarinho contou com crianças e jovens de 8 a 14 anos que participam de aulas sobre coletividade, criatividade, valorização da cultura local, tomada de decisão e trabalho em equipe, que proporcionaram ensinamentos sobre a cultura empreendedora e como lidar com o dinheiro.  A iniciativa também estimulou o planejamento, a definição de metas e o pensamento estratégico — características que acompanham a trajetória de qualquer empreendedor de sucesso.

“A feirinha proporcionará muitos aprendizados, como breve experiência de administrar o negócio e realizar o atendimento ao público. A comunidade de Campo Grande está convidada a visitar o evento e colaborar para motivar os novos empreendedores do futuro”, finaliza Paniago.