Projeto da ACICG e a escola Gappe estimula práticas empreendedoras no público infantil

Desenvolver uma visão empreendedora não é uma tarefa limitada ao público adulto. Pelo contrário, ela pode começar na infância. Na Capital, crianças de 6 a 14 anos conheceram e vivenciaram o empreendedorismo por meio da primeira edição do projeto Empresarinho, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e a escola GAPPE, nos meses de agosto e setembro.

O projeto encerrou no último dia 30, com 25 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental desempenhando atividades autônomas de empreendedorismo, expondo e comercializando seus produtos em uma feira de negócios realizada na ACICG. O evento reuniu pais, educadores, diretores e colaboradores da entidade.

“Durante o Empresarinho, as crianças foram conscientizadas sobre a importância das empresas enquanto instituição, e o quão benéfico é para uma sociedade ter empreendimentos bem estabelecidos, empregando muitos colaboradores, produzindo produtos e serviços de qualidade na localidade na qual está inserido. O empresário é uma peça muito importante no elo economia e qualidade de vida, pois quando se tem empresas fortes, o impacto positivo é percebido em diversas áreas,” avalia o presidente da ACICG, Renato Paniago.

Por meio de visitas e dinâmicas com a participação de empreendedores da diretoria da ACICG, as crianças puderam aprender sobre a cultura empreendedora de forma prática, contextualizada e através de atividades lúdicas. Durante os encontros, elas foram estimuladas a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a interagir e integrar-se com as pessoas e a tomar decisões pensando em objetivos comuns.

“Nosso propósito com essa iniciativa também é despertar nas crianças o espírito empreendedor que deverá ser desenvolvido ao longo de sua existência, pois ensinar a empreender é algo que pouco se vê no dia a dia. Com isso, a criança será capaz de aprender a empreender a própria vida, o que deve resultar em mudanças positivas na sociedade,” diz Ana Christina Fonseca Espinola, diretora Pedagógica da Escola GAPPE. A instituição é reconhecida por ter em sua grade curricular a disciplina de empreendedorismo.

Na execução do projeto, foram trabalhadas características que acompanham a vida do empreendedor. Entre elas estão a busca de oportunidades, o estabelecimento de metas, planejamento, monitoramento e controle das ações. A jornada ainda realizou uma introdução ao mundo dos sonhos no contexto de negócio, a administração de recursos financeiros, a organização de uma empresa e a importância dos recursos humanos. A inspiração e a criatividade para começar ou auxiliar para o crescimento de uma empresa já existente também foram tratados.

“A Feira do Empresarinho, por exemplo, ensinou desde cedo como administrar uma empresa, a importância do dinheiro, como funciona a operação de comprar e comercializar um produto, quais são as dificuldades e responsabilidades envolvidas. Ao final da feira, as crianças também fazem um fechamento e controle de resultados, ou seja, existe um trabalho de educação financeira também conectado com o projeto”, informa Paniago.

A ação também estimulou o desenvolvimento de habilidades comportamentais e socioemocionais, como persistência para enfrentar desafios e dificuldades, persuasão, boa comunicação, independência e autoconfiança.