ACICG

Plano Diretor da Capital estará em discussão na ACICG

Acontece, nesta semana, mais uma etapa de discussões com consultas públicas do Plano Diretor de Campo Grande. Nesta terça-feira (02.08) será a vez dos representantes do Conselho Regional da Região Urbana do Centro que se reunirão no auditório do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e na quarta-feira (03.08) dos comerciantes e representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. Coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), os encontros são um momento importante para que a sociedade participe na escolha das diretrizes e ações que deseja para os próximos 30 anos.

Em agosto, de acordo com o diretor-presidente do Planurb, Dirceu Peters, novas reuniões serão realizadas com outros segmentos da sociedade. “Acredito que o Plano Diretor será o reflexo do que a população de Campo Grande espera da cidade, por isso a importância da participação de um grande número de setores”, destacou. Na próxima semana, no dia 9 (terça-feira), a reunião acontecerá no Conselho Municipal de Apoio aos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campo Grande, quando seus integrantes farão suas propostas para o Plano. Cenários Nas reuniões serão apresentados pela equipe da empresa Urbtec TM, contratada para a revisão, as etapas de produção do Plano e os cenários de desenvolvimento social, econômico e urbano da cidade, considerando a situação atual (de 2016) e as projeções para 2026 e 2045. Os trabalhos serão desenvolvidos considerando questões como a caracterização da cidade, identificação e avaliação das tendências de mudanças, a criação e desenvolvimento de cenários futuros e a formação das estratégias urbanas. Durante os encontros, os participantes conhecerão os eixos setoriais que vão contribuir para o diagnóstico da cidade, sendo eles: o ordenamento territorial, desenvolvimento socioeconômico, habitação e regularização fundiária, patrimônio ambiental e cultural, transportes, mobilidade e sustentabilidade, gestão urbana, participação, conselhos, e Fundo de Desenvolvimento Urbano. O resultado da análise dos eixos temáticos será apresentado com a síntese do diagnóstico que vai subsidiar a elaboração das diretrizes. Encontros Já aconteceu a primeira Audiência Pública com a participação popular e a  segunda Audiência está marcada para o mês de novembro.  Após as consultas públicas e as audiências públicas, será elaborado o texto pelo Grupo Técnico do Planurb e pela empresa Urbtec TM (empresa responsável pela revisão) contendo a revisão do Plano Diretor. O documento – Projeto de lei – será encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores para se tornar Lei e ser implantado. Todos os documentos já aprovados poderão ser acessados pelo site do Planurb Plano Diretor de Campo Grande – revisão 2016 e pelo site criado para esse momento planodiretorcampogrande.com.br Programação: – 02/08/2016 18h30min – Reunião – Conselho Regional da Região Urbana do Centro. Local: Auditório do PLANURB. – 03/08/2016 19h – Reunião na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Local: Auditório ACICG – Rua XV de Novembro no. 390 (em frente a Praça Ary Coelho). – 09/08/2016 13h30min – Reunião – Conselho Municipal de apoio aos direitos da pessoa com deficiência de Campo Grande. Local: Auditório do PLANURB.

Fonte/Autor: Marta Benedito MTE/MS 184http://www.pmcg.ms.gov.br/planurb/noticiaCompletaPortal?id_not=32016