Dengue, Zika e Chikungunya - ACICG.

Passeata chama a atenção para importância do combate ao Aedes aegypti

Passeata realizada na manhã desta sexta-feira (17), na região central de Campo Grande, chamou a atenção da população sobre a importância dos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikugunya. A concentração aconteceu na Praça Ary Coelho, de onde os agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e representantes de diversas instituições parceiras seguiram percorrendo o quadrilátero das ruas 14 de Julho, Barão do Rio Branco e 13 de Maio.

O prefeito Marquinhos Trad reforça a importância da conscientização da população no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Levantamento aponta que 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro das casas. “É preciso que cada um faça a sua parte. Somente assim conseguiremos nos mantermos livres da dengue, zika e chikungunya. Não podemos permitir que estas doenças voltem a assolar nossa cidade”, comentou o prefeito.

Durante o percurso, os participantes fizeram a exposição de  faixas e cartazes e realizaram a entrega de folhetos com orientações de como eliminar possíveis criadouros do inseto.

A iniciativa da passeata é  da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e contou com a participação diretores da entidade e representantes da Guarda Municipal, Bombeiros, Exército, Defesa Civil, além de empresários e colaboradores do comércio.

Dengue em Campo Grande

Na Capital, o número de casos confirmados de dengue é 97% menor que em 2020, ano em que houve a segunda epidemia seguida do vírus. Entre janeiro e 7 de dezembro foram confirmados apenas 394 casos da doença, o menor número de toda a série histórica, iniciada em 2015.

O total de casos suspeitos também apresentou uma redução significativa, sendo 76% menor que no ano anterior, quando foram 20.198 notificações.

Liga Antimosquito

Criada em 2017, a Liga Antimosquito é uma iniciativa da ACICG para incentivar que o setor empresarial some esforços no combate aos focos do transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. “Este ano, a campanha terá como ação principal a caminhada na região central para alertar a população sobre a importância de medidas que ajudem a evitar o surgimento de casos dessas doenças. É essencial que todos se envolvam e sejam fiscais em suas regiões para eliminar qualquer ambiente de água parada para procriação do mosquito”, explicou o presidente da ACICG.

Ao longo dos anos a “Liga Antimosquito” incentiva as empresas a organizar internamente com seus colaboradores ações de combate ao Aedes aegypti. Entre as medidas desenvolvidas pela entidade em anos anteriores estão: a disponibilização de material publicitário informativo para os estabelecimentos comerciais, a distribuição de folhetos com instruções para evitar a proliferação do inseto, treinamentos internos com agentes de saúde, blitz de conscientização e a realização de passeatas.

Em 2021, além da mobilização da região central, funcionários da ACICG foram capacitados por representantes da SESAU e Ministério da Saúde no dia 26 de novembro para atuarem como multiplicadores de atitudes preventivas e de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

*Reprodução Prefeitura Municipal