ACICG

Palestra sobre sucesso de Thomaz Lanches lota auditório da ACICG

Em sua 21 edição, o Encontro de Negócios reuniu empresários de diversos segmentos

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e o Conselho de Jovens Empresários (CJE) promoveram na noite de ontem, dia 21 de maio, o 21º Encontro de Negócios, com a finalidade de promover o network entre empresários da Capital e apresentar um case bem-sucedido no comércio na sede da entidade. Com auditório lotado, a edição abordou a história do empreendimento Thomaz Lanches, famoso na cidade pelo atendimento baseado na confiança, onde o cliente diz o quanto consumiu para pagar a conta.

Na abertura, o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro disse que exemplos como o da família Thomaz são necessários para inspirar empreendedores, especialmente no atual cenário econômico do país. “Sou cliente do Thomaz há muitos anos e há algum tempo o José Thomaz me disse que não se sentia empresário, que empresário era coisa de gente grande. Agora ele está aqui como um exemplo de sucesso, mostrando que entende de gestão. Em determinados momentos da economia a gente percebe que alguns empreendedores só reclamam e outros aproveitam as oportunidades, e assim foi com a família Thomaz. Ela deve servir de inspiração para muita gente”, disse Polidoro.

De origem libanesa, a família Thomaz saboreia uma deliciosa receita de sucesso há 36 anos, em Campo Grande. Tudo começou na tradicional esquina das ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro. Hoje ainda se mantém na mesma região, mas com o desejo de expandir o negócio em Campo Grande e para outras localidades do Estado.

Os passos dessa trajetória foram contados pelo primogênito da família e, atualmente, um dos proprietários José Thomaz Filho, 52 anos. “Nossa história é simples, mas de perseverança, insistência. Toda empresa precisa de total dedicação daquele se coloca a frente do negócio. Meu pai teve algumas tentativas anteriores de empreendimentos que não deram certo, até chegar na casa de esfiha”, contou.

Entre as muitas fases do empreendimento, no início a lanchonete funcionava também como bar de petiscos, e quando decidiram encerrar essa atividade, o movimento foi a zero. “Nessa fase recebíamos muitas pessoas da família e amigos. Acredito que foi aí que começou essa relação de confiança. Meu pai sempre pregou a importância de ter uma relação de confiança com o cliente, de fazer ele se sentir parte do seu negócio”, lembra José Thomaz.

Atualmente o Thomaz Lanches comercializa uma média de 6 mil esfihas por dia, entre as congeladas e consumidas no local. “A qualidade dos produtos utilizados é muito importante, e isso reflete também na confiança que o cliente tem em você. A relação empresa-cliente não pode ser perdida”, avalia o empresário.

Para finalizar, Thomaz deu alguns conselhos para os empreendedores diante da atual situação financeira do Brasil. “Acredito que estamos vivendo um cenário passageiro na economia brasileira. A economia mundial não para e não temos porque ficar para trás. Muitos não consideram que Campo Grande provavelmente já passou a marca de 1 milhão de habitantes, e temos que nos preparar para esse pós 1 milhão, ao mesmo tempo em que devemos estar preparados para vinda de várias empresas de fora, como já tem acontecido. É necessário traçar metas, ter uma perspectiva, caso contrário a gente não vai pra frente”, contribuiu José Thomaz.

O empresário Luiz Magno M. Ayala está há 3 anos a frente da Officina Projetos Empresariais e ficou surpreso com a abordagem do palestrante. “Fiquei muito grato e surpreso com a palestra, pois além da história, o Thomaz falou sobre os princípios que regem o mercado de sucesso, diante de uma estratégia universal que serve para empresários de todos os segmentos. Ouvir o depoimento dele foi revigorante, motivante, especialmente para nós, pequenos empresários”, falou.

Encontro de Negócios – Tradicional no calendário de eventos da Associação Comercial, o Encontro de Negócios colabora para o fortalecimento do network entre os empresários. Segundo o Presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, a iniciativa também “amplia as noções de mercado e oportunidades através da troca de experiências e, além disso, é uma chance para aprender boas práticas e aplicá-las no âmbito empresarial”.

Desde 2006, a entidade adota esse modelo de apresentação reunindo proprietários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas que desejam tornar seus produtos e serviços mais conhecidos. Dessa forma, o evento permite a formação de uma rede de relacionamento eficaz e permanente, que colabora para o crescimento econômico.