Coronavírus - ACICG.

Na luta contra o Coronavírus, ACICG reforça que “fechar não é parar”

Entidade ampliou o atendimento online e telefônico, e vai continuar divulgando uma série de orientações por vídeos em seus canais de comunicação

O decreto municipal nº 14.200, publicado na última quinta-feira (19), determinou a suspensão do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais, e o fechamento de casas noturnas ou lugares voltados à realização de festas, eventos ou recepções até 5 de abril, em Campo Grande. Está liberado o funcionamento de farmácias, hipermercados, supermercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, além de lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustível.

Para continuar orientando os empresários da Capital, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande ampliou o atendimento online e telefônico, e está divulgando  uma série de orientações, em por vídeos e textos, em seus canais de comunicação. “A ACICG, junto com seus associados, tem que somar esforços ao poder público para conter o avanço do Coronavírus, o mais rapidamente possível. Quanto menos tempo tivermos em uma situação que inspira cuidados, que provoca redução do faturamento das empresas, melhor para a vida do comércio. É difícil não ter nenhum prejuízo nesse momento. O que estamos buscando é uma redução dos prejuízos aos nossos empresários de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. Precisamos somar esforços, a população precisa diminuir a circulação no âmbito de toda a cidade. Todos precisamos dar a nossa parcela de contribuição”, informa Roberto Oshiro.

O diretor ainda alerta que o problema do Covid-19 não é a taxa de mortalidade, mas a alta contaminação. “Quanto maior o número de pessoas em circulação, mais rápido esse contágio vai evoluir, provocando a necessidade de medidas ainda mais drásticas. É isso que precisamos evitar. Estamos ao lado dos empresários para auxiliar e prestar esclarecimentos. Fechar não é parar. Precisamos continuar com a nossa atividade comercial, precisamos continuar gerando emprego e renda para a população e atendendo a nossa clientela”, esclarece.

Outro ponto extremamente importante citado pelo primeiro-secretário diz respeito ao movimento de pessoas nos supermercados. “Não está havendo nenhuma crise de abastecimento, não há necessidade de pânico nesse momento. Quanto menos tempo tivermos em uma situação que inspira cuidados, mais a vida de todos voltará à normalidade.

A ACICG está desenvolvendo uma série de medidas e usará as suas redes sociais para propagar orientações que ajudem as empresas a se manterem seus negócios ativos. “Vendas por internet, vendas por delivery, por whatsapp, são algumas alternativas nesse período. Muita gente do comércio não sabe que consegue fazer isso e é nesse momento de dificuldade que vamos evoluir muito. Procurem a entidade, nós estamos prontos a atendê-los”, reforçou Oshiro.

Recomendações

• Consulte os canais de comunicação da ACICG para se manter atualizado. Materiais sobre orientações tributárias, trabalhistas e funcionamento geral de empresas, além de esclarecimentos de dúvidas serão divulgados constantemente.
  • Adote horários alternativos para o funcionamento interno de seu estabelecimento. Isso evitará que os colaboradores se desloquem em horários de pico para que a aglomeração de pessoas se torne menor nos transportes públicos.
  • Implemente escalas alternadas de colaboradores. A concessão de férias pode ser uma alternativa viável.
  • Dispense ou sugira o regime de home office (trabalho em casa) aos funcionários que estejam dentro do grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças crônicas, etc.
  • Reforce a limpeza e higienização do local de trabalho. Água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente e sabão são produtos altamente eficazes. Lembre-se de manter os ambientes arejados.
  • Disponibilize álcool em gel 70% para os funcionários.
  • Estimule os colaboradores sobre a importância da higiene e da conscientização sobre o COVID-19;
  • Monitore os colaboradores que viajaram recentemente;
  • Oriente sobre o distanciamento pessoal. A distância recomendada é de pelo menos 1,5 metros.