Impostos - ACICG.

Mais de 80% dos comércios do Aero Rancho ficam travados pela falta de segurança e altos impostos

ACICG reuniu empresários do bairro para apresentar os resultados da pesquisa; novo encontro acontece hoje para instruir sobre métodos de prevenção aos roubos e furtos

Pesquisa realizada pela Escola de Varejo da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) com empresários do bairro Aero Rancho revela que a falta de segurança pública é o principal motivo para o atraso do comércio da região, de acordo com 87% dos entrevistados. O segundo maior problema apontado por 81% dos lojistas são os altos impostos.

Em resposta ao apelo dos comerciantes, no dia 30 de novembro, a ACICG realizou a primeira reunião na escola Irene Szukala para apresentar os resultados do levantamento, e a programação de ações. “No encontro desta quarta-feira (07), às 19h, o Delegado da 5ª Delegacia Jairo Carlos Meneses, o Tenente Coronel da Polícia Militar Emerson Almeida Vicente, e o Capitão da Polícia Militar Maurício Pavão Flores nos acompanharão para instruir os empresários do bairro a como prevenir as situações de furtos e roubos”, conta o gestor da Escola de Varejo da ACICG e coordenador da pesquisa, Moacir Pereira Júnior.

Mais dados – O aumento da concorrência foi apontado por 63% dos comerciantes como o terceiro maior problema do bairro. “Em decorrência do grande número de pessoas que perderam seus empregos formais nos últimos meses, muitos encontram no comércio uma forma de sobreviver e sustentar suas famílias. O que preocupa nessa questão é que devido ao momento atual da economia, muitos estão empreendendo informalmente, e nós estamos agindo para mudar esse quadro, incentivando que essas pessoas se formalizem para que tenham garantias legais e possam crescer”, relata o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

Dificuldades para contratar crédito para investimento foram lembradas por 58% dos entrevistados. Quase metade deles, 48% reclamaram dos preços muito baixos praticados pela concorrência. 39% apontaram o aluguel caro como entrave para crescimento do comércio, e 37% afirmaram sofrer com a inadimplência.

Apesar de apontarem tantos fatores como limitantes para o desenvolvimento do comércio, os empresários da região estão otimistas com a chegada de 2017. “Do total de entrevistados, 84% pediram que o ACICG Itinerante leve cursos relacionados a marketing e vendas para o bairro, e 69% querem aprender mais sobre qualidade no atendimento. Ou seja, além de conquistar mais clientes, os empresários querem fideliza-los por meio da qualidade no atendimento. Isso demonstra um amadurecimento na forma de vender, além de otimismo para o próximo ano”, finaliza o presidente.

Cursos sobre controle de estoque, gestão de custos, fluxo de caixa, gestão financeira e negociação de vendas foram solicitados por mais de 60% entrevistados, reforçando a reação dos comerciantes à economia. “Levaremos diversas capacitações e orientações aos empresários do Aero Rancho, cumprindo assim a proposta do ACICG Itinerante, que é levar os serviços disponíveis na sede da Associação Comercial aos pontos mais distantes, oportunizando o aprendizado à empresários de toda cidade”, conclui Moacir Pereira Júnior, Gestor da Escola de Varejo.

Serviço:

Os encontros com os empresários do bairro Aero Rancho estão acontecendo na Escola Irene Szukala localizada na Rua Iemanjá, 1025, jardim das Hortências. Informações sobre a programação podem ser obtidas no local.

Veja mais