Gestão de conflitos - ACICG.

Falhas de comunicação podem gerar conflitos na equipe.

Muitos conflitos podem ser desencadeados por problemas de comunicação nas equipes. Por exemplo, a falta de clareza de um líder ao delegar tarefas e prazos pode comprometer o desempenho do funcionário, fazendo com que ele gaste muito mais tempo em um projeto do que deveria. A falta de informação, informação incompleta ou incorreta é prejudicial para a rotina da empresa.

Ao resolver essas falhas, o gestor também elimina parte dos conflitos pela raiz.

O que fazer?

Crie procedimentos claros sobre como trocar informações oficiais dentro da empresa. Por exemplo, utilize protocolos para a entrega e recebimento de documentações, evitando que elas se percam entre os setores da empresa.

Outra sugestão é combinar que todas as solicitações devem ser efetuadas por e-mail, que servirá como um registro. Nas reuniões, também faça sempre uma ata com as decisões tomadas.

Por que será eficiente?

Pode parecer antiquado ou ter um ar de burocracia, mas esses procedimentos são a melhor forma de eliminar o problema da comunicação. Quando as coisas são apenas discutidas verbalmente e não há registro, é fácil “deixar o dito pelo não dito”, distorcer conversas, ignorar orientações.

Aperfeiçoamento

Fazer a gestão de conflitos de maneira eficaz é uma das habilidades necessárias de um líder. E para aprimorar os conhecimentos na área, a ACICG realiza o seminário Resolução de Conflitos, com o palestrante Kharin Khoury, de São Paulo, Jo dia 25 de maio, das 8h às 17h na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas no departamento Escola de Varejo, pelo telefone (67) 3312-5058.

*Fonte: https://impulse.net.br/gestao-de-conflitos/