Pesquisa revelou que mais de 30% dos brasileiros consideram que estão sob estresse extremo causado por relações interpessoais, problemas financeiros e excesso de trabalho
Trabalhar sob pressão não é fácil, especialmente em tempos complexos para a economia e sobretudo quando se é responsável por liderar uma equipe. Pesquisa do Instituto de Psicologia e Controle do Stress que avaliou mais de 2 mil brasileiros em diversos estados, constatou que 34,26% dos pesquisados estão sob estresse extremo, e entre os motivos que mais contribuem para isso estão as relações interpessoais, dificuldades financeiras e sobrecarga de trabalho. Com o objetivo de ajudar gestores de empresas da Capital a se capacitarem a administrar situações como essas, a Escola de Varejo da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), realiza de 18 a 21 de julho, o curso “Desenvolvendo líderes: Como se tornar um líder emocional e espiritualmente inteligente”.
Veruska Galvão, psicóloga, coach e consultora de empresas conta que, num momento de crise, a liderança precisa saber lidar com os impactos que todas as notícias ruins causam nas equipes e consequentemente nos resultados. “Para lidar com isso é fundamental que os líderes tenham e/ou desenvolvam inteligência emocional para saber lidar com as emoções das equipes que são os que trarão os resultados organizacionais”, explica.
Ela completa dizendo que mesmo nos processos demissionais, é extremamente importante que isso seja feito de forma equilibrada e humana. “Todo o país tem passado por um momento delicado e isso implica na vida de muitas famílias. Desenvolver as inteligências emocional, social e espiritual vai ajudar o líder a lidar com todas essas situações com menos sofrimento, mais respeito e melhores resultados”, afirma.
A capacitação é voltada para gestores de equipes em qualquer nível organizacional, colaboradores de departamentos de recursos humanos (RH), empreendedores e executivos. “Durante os quatro dias de curso os participantes vão desenvolver habilidades de liderança e aprenderão como dar suporte ao RH durante o desenvolvimento de líderes dentro das organizações”, resume o coordenador da Escola de Varejo, Moacir Pereira Junior.
Indispensável às empresas, o recursos humanos é o setor responsável por dar suporte e ferramentas aos líderes da organização para que estes façam a gestão de suas equipes de forma equilibrada, humanizada e com foco em resultados. “Caso esse alinhamento não aconteça de forma inteligente emocionalmente, as consequências serão sentidas no desempenho das equipes. Os líderes, novos ou antigos, devem ser formados de acordo com a cultura organizacional e com os valores da empresa que, na maioria das vezes, preza pelo respeito aos clientes internos e externos”, finaliza Veruska.
Temas como as diferenças entre liderança e gerenciamento; a autoliderança; as definições de inteligência emocional e espiritual; o coaching como ferramenta de liderança; a comunicação de um líder; os comportamentos de um líder eficaz; os relacionamentos intra e interpessoal; os diferentes perfis comportamentais, e como adequar a liderança do gestor aos diferentes perfis comportamentais serão trabalhados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-5028 e 3312-5000, e também pelo e-mailescoladevarejo@gmail.com.
A palestrante – Veruska Galvão é formada em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, formada em Coaching pela Lambent – International Coaching Community (ICC) , MBA em Docência Empresarial e Liderança Colaborativa e ainda possui uma certificação internacional em Liderança e Modelagem de Cultura.
Serviço:
Curso Desenvolvendo líderes: Como se tornar um líder emocional e espiritualmente inteligente.
Data: 18 a 21 de julho
Horário: 19 horas
Local: Escola de Varejo – ACICG, Rua 15 de Novembro, 390 – Centro