Contribuintes que utilizam o modelo completo e o simplificado da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e possuem o certificado digital e-CPF passam a contar com mais uma facilidade, além do pré-preenchimento automático implantado em 2014, informa a Boa Vista SCPC.
Para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2015, aqueles que já possuem o e-CPF podem agora compartilhar online os dados do Imposto de Renda. Ou seja, ao disponibilizar computação em nuvem, a Receita Federal permite aos contribuintes com certificado digital que acessem, salvem e atualizem suas informações em diferentes computadores.
A entrega da declaração do IRPF exercício de 2015, ano-calendário de 2014, teve início dia 2 de março. O prazo termina dia 30 de abril. Nesse período, a Receita Federal espera receber 27,5 milhões de declarações de pessoas físicas.
Para facilitar a vida desses contribuintes que precisam ficar em dia com o leão, as novidades relacionadas ao projeto de inovação tecnológica da Receita Federal representam, na opinião do diretor de Novos Negócios e Identificação Digital da Boa Vista SCPC, Angelo Tonin, mais um avanço. “Gradativamente, a certificação digital está se tornando um facilitador da rotina de declaração do Imposto de Renda”.
O pré-preenchimento garantiu ao contribuinte o acesso, de forma rápida e prática, aos dados que já havia informado à Receita Federal, relativos a rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Este ano, a Receita Federal inova ainda mais, segundo Tonin, e implanta o compartilhamento online, que permite ao contribuinte, com certificado digital válido, o e-CPF, salvar ou compartilhar informações online do programa gerador da declaração do IRPF.
Como explica Tonin, com o e-CPF, o contribuinte ou um representante que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita, consegue agilizar o preenchimento e, ainda, fazer o acompanhamento do processamento da declaração. A Boa Vista SCPC atende o contribuinte interessado e que deseja se beneficiar desta facilidade.
De acordo com Tonin, ao fazer a compra de um certificado digital, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento e documentação necessária para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, a pessoa já sai com o certificado pronto para ser usado de imediato.
Em 2014 foram emitidos cerca de 2,5 milhões de certificados digitais, segundo o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Para este ano a previsão é de que as emissões sejam 20% superiores.
Fonte: Boa Vista SCPC