Entidade espera que sejam geradas cerca de 3 mil oportunidades de trabalho no trimestre outubro a dezembro.
As perspectivas para a geração de oportunidades de trabalho no final do ano são positivas, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Uma pesquisa realizada com 100 empresários mostra que a maioria das empresas já contratou ou pretende contratar mão de obra para o período.
Considerando o trimestre de outubro a dezembro, a expectativa da ACICG é que sejam geradas cerca de 3 mil oportunidades de trabalho em empresas do setor terciário (que abrange atividades de comércio e serviços).
“Mais de 60% dos participantes da nossa pesquisa têm expectativas de realizar contratações na mesma proporção que no ano passado, enquanto pouco mais de 20% esperam ampliar o número de colaboradores ainda mais este ano. O cenário reflete uma perspectiva de estabilidade no volume de intenções das contratações sinalizadas em 2023”, avalia o presidente da ACICG, Renato Paniago.
A pesquisa também revelou que 77% planejam contratar até 2 profissionais temporários. “Isso mostra que a maioria das empresas visa reforçar suas equipes de forma pontual, sem grandes ampliações”, complementa Paniago.
Para 47% dos empresários que participaram da pesquisa, a ampliação do quadro de colaboradores já começou em outubro, mas a maioria das contratações ainda deve ocorrer durante os meses de novembro e dezembro.
“As contratações devem ficar aquecidas na segunda quinzena de novembro, mês em que muitas empresas realizam o pagamento da primeira parcela do 13º salário e se preparam para a Black Friday. Este ano, cerca de 90% do comércio da Capital deve realizar essas ações promocionais pré-natalinas, segundo a nossa pesquisa”, revela Paniago.
Ainda conforme o levantamento da ACICG, quase 60% dos respondentes afirmaram ter a intenção de efetivar colaboradores temporários.
A pesquisa Perspectivas de Contratações para o Fim de Ano da ACICG contou com a participação de empresários dos ramos de vestuário, eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria, joias, entre outros.