Cadastro positivo - ACICG.

Deputados aprovaram ‘Cadastro Positivo’ e ACICG acompanha os desdobramentos

Além de democratizar a concessão de crédito à população, a lei permitirá mais segurança aos empresários na hora de vender contribuindo para melhora da economia

Campo Grande, 01 de março de 2019 – A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) acompanha de perto os desdobramentos do Projeto de Lei Parlamentar 441/2017, aprovado pela Câmara Federal, e que tornará automática a entrada de consumidores e empresas no Cadastro Positivo. Com a alteração da lei, o número de participantes deve saltar de 11 milhões já cadastrados para 120 milhões de consumidores Pessoa Física e Pessoa Jurídica, dos quais cerca de 20 milhões serão pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito.

A gerente de contas da ACICG, Ana Karoline de Abreu explica que com a inclusão automática no Cadastro Positivo, as informações de pagamento dos consumidores passarão a ser consideradas no cálculo do score de crédito. “Isso significa que as informações positivas serão disponibilizadas em nossas soluções para ajudar nossos associados a tomar as melhores decisões na hora de negociar com os consumidores, tornando a concessão mais ampla e muito mais rentável. Os dados positivos podem dobrar a aprovação de crédito e assim aumentar as vendas das empresas, além de reduzir o risco de inadimplência, devido a melhor discriminação entre o bom e mau pagador. É, portanto, benéfico para o consumidor, para os empresários e para a economia” conta.

Com a alteração da lei, que agora segue para aprovação no Senado para depois ser sancionada pelo presidente da República, informações de pagamento de contas de serviços continuados, como as de água, energia elétrica, gás e telefonia, passam a ser consideradas no cálculo da pontuação de crédito (score). No modelo anterior, pessoas e empresas precisavam autorizar a inclusão no Cadastro Positivo. Com a mudança, todos serão automaticamente incluídos e se desejarem poderão solicitar a exclusão de seu nome desse cadastro.

“O Cadastro Positivo contribuirá para a democratização do crédito em concessões mais justas; permitirá o empoderamento da população não – bancarizada; estimulará a redução da inadimplência e, consecutivamente, dos juros praticados no mercado, e ainda ajudará na expansão do crédito, tanto para consumidores que possuem ou tiveram algum débito ativo, quanto para os que não tem histórico de crédito, e que hoje não tem a chance de ter crédito aprovado. Diferente do histórico de dívidas vencidas e não pagas, o Cadastro Positivo permite uma avaliação de crédito mais precisa para todos os consumidores, inclusive para aqueles que possuem débitos ou não possuem histórico de crédito em instituições financeiras, permitindo que sejam avaliados por sua capacidade de pagamento (água, luz, empréstimos, cartão de crédito, etc.)”, explica Ana Karoline.

De acordo com o modelo aprovado, varejistas, bancos, financeiras e empresas de serviços continuados passarão a ter de compartilhar obrigatoriamente as informações de pagamento dos seus clientes com os birôs de crédito, como a Boa Vista, que são os responsáveis pela organização dos dados do Cadastro Positivo. Importante: pagamentos feitos à vista, tanto em dinheiro quanto no cartão de débito, investimentos ou poupanças não entrarão neste banco de dados, o que garante a privacidade das informações dos consumidores e empresas. Com informações do portal Boa Vista Serviços.