Dia das mães - ACICG.

Como fazer o seu negócio se destacar no Dia das Mães

PINT2094 SÃO PAULO 06/05/2011 ECONOMIA COMPRAS Movimento na Rua Oscar Freire para compra de presentes para o dia das Mães FOTO PAULO PINTO/AE

O Dia das Mães é considerado um dos maiores sazonais para o comércio por movimentar bilhões de reais todos os anos. Com a pandemia, algumas estratégias de vendas mudaram – outras, porém, permanecem como nos anos anteriores à quarentena. Para ter sucesso em vendas, e ainda aproveitar para fortalecer a marca do seu negócio, é importante contar com bastante planejamento. A data parece próxima – e realmente está -, mas ainda dá tempo de conferir se sua empresa seguirá as estratégias mais adequadas.

A importância de definir uma meta

Antes de qualquer coisa você deve se perguntar qual a meta da sua loja para este Dia das Mães: aumentar as vendas? Aumentar a lucratividade? Lançar uma nova coleção? Esta etapa é fundamental, pois, a partir dela serão definidos os próximos passos. Se seu objetivo é vender mais, por exemplo, deve ter foco em coisas como divulgação e logística de estoque. Agora, se busca aumentar a lucratividade, é preciso estudar os cenários mais rentáveis e escolher o que melhor se encaixe ao orçamento do seu negócio. Sem uma meta bem definida é praticamente impossível ter sucesso em qualquer sazonal.

Por que investir em comunicação on-line?

Já faz alguns anos que tudo tem se tornado digital, inclusive o processo de vendas. Mesmo que sua loja seja física, muito provavelmente boa parte da sua clientela soube da sua marca on-line, seja por mecanismos de pesquisa ou redes sociais. Hoje é imprescindível que as empresas estejam presentes também na internet para prospectar, vender e fidelizar clientes. Especialmente no Dia das Mães comunicação da sua marca deve ser bem feita, alinhada aos valores do seu negócio e dos seus produtos. Ela deve atrair e instigar o consumidor, que está cada vez mais desafiador de se conquistar. Em 2020, primeiro Dia das Mães durante a pandemia e o isolamento social, as vendas durante o sazonal recuaram 41% em relação a 2019 (Fonte: Boa Vista). Esse número é assustador para o setor do comércio, que deve estar preparado para engajar o consumidor a comprar agora em 2021. Isto só mostra quão importante é se comunicar com o público, entender o que ele espera e atraí-lo para consumir. Por isso, é fundamental investir na comunicação e no marketing da sua marca.

E como vender na pandemia?

Na rotina dos brasileiros há mais de 1 ano, a pandemia trouxe desafios que parecem não ter solução. Um deles é sobre como o comércio pode sobreviver a tempos de isolamento social. Felizmente, há uma resposta para isso: adaptação. O primeiro passo fundamental é procurar se adaptar às restrições e mudanças do mercado. Em 2020, muitos varejistas migraram para o e-commerce e pensaram em soluções como o drive thru e delivery. Ideias como descontos, cupons e outras formas de benefícios foram (e ainda são) muito importantes para atrair o consumidor. Neste momento, a maior preocupação é a vida. Ainda assim, é possível manter seu negócio ativo e lucrativo, basta estar atento aos cuidados necessários e às novas demandas que surgem.

O que não mudou (e provavelmente não vai mudar nunca)

Um atendimento atencioso e eficiente sempre serão diferenciais para conquistar o consumidor. A experiência de compra deve ser satisfatória, portanto, para e-commerces é fundamental garantir boa usabilidade da plataforma, especialmente para mobile. Deve haver muita atenção e cuidado também com o pós-venda, momento chave para a fidelização de clientes. Para atrair mais compradores, invista em kits e promoções. Parcerias e cupom fidelidade colaboram para futuras vendas após o sazonal. Uma boa  alternativa para o Dia das Mães é a criação de vale-presentes. Não se esqueça da sua equipe! Prepare-os para o aumento de vendas e, consequentemente, de fluxo de trabalho. *Conteúdo extraído do site Mustache.