Empresa empresários - ACICG.

Comex acompanha empresários à maior feira de alimentos e hospitalidade do mundo

Atento aos novos mercados e potencial de crescimento dos empresários sul-mato-grossenses, o Departamento de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) acompanhou representantes de empresas à maior mostra anual de alimentos e hospitalidade do mundo, a Gulfood, que aconteceu no mês fevereiro, em Dubai, Emirados Árabes.

O casal de empresários Ana Carla de Assis Ferreira Ortiz e Everton Ortiz Fernandes Ferreira, da empresa Novilha de Ouro, integraram o grupo da viagem representando a Associação dos Produtores da Linguiça de Maracaju. “Nós trabalhamos com um produto diferenciado e fomos conhecer o mercado árabe para saber como seria a aceitação. Fomos surpreendidos com uma projeção de mercado que não tínhamos ideia que existia. Queríamos exportar para os árabes e retornamos ao Brasil com empresários da Rússia e do Japão interessados em importar nosso produto”, diz Ana Carla.

A empresária contou também que durante a viagem, além de conversar com empresas de diversos países, foi possível realizar uma pesquisa de mercado. “A viagem valeu muito a pena. Conseguimos visitar supermercados e constatamos que lá não há produtos semelhantes ao nosso. Com o auxílio do Bacel, que nos assessorou todo o tempo, fizemos vários contatos com pessoas interessadas, e agora estamos aguardando o selo de inspeção federal para iniciar as exportações. Inclusive o Comex continua nos dando suporte com as negociações e os processos de exportação, por isso digo que valeu muito a pena investir e acreditar na viagem, pois a Gulfood está abrindo muitas portas para nós”, finaliza Ana Carla.

Estabelecida há 25 anos, a Feira possui reputação de entregar retorno aos exportadores que procuram novas vendas no Oriente Médio, África e Ásia. Mais de 5 mil expositores, entre eles 150 empresas brasileiras, e de outros 120 países estiveram reunidos em 110 pavilhões, com amostras de comidas, bebidas, equipamentos e acessórios para restaurantes e cafés.

“O mercado árabe é estratégico, e nós o escolhemos baseando-nos em dados como, por exemplo, a excelente localização de Dubai para distribuir produtos para os países da região, re-exportando 50% do que importa. O Conselho de Cooperação Golfo é uma área de livre comércio com zero taxa de importação, sendo composto por Omã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Bahrein e Kwait. Além disso, a região possui 1/4 da população mundial de muçulmanos, impulsionando um mercado de 547 bilhões de dólares por ano, com aumento anual de 6,9%”, explica o gerente de comércio exterior da ACICG, Bacel Omari.

Feira de Cantão – No mês de abril, o Comex também acompanhou empresários do Estado a mais uma Feira de Cantão, na China. O representante da Clássica Decoração, Istael Cruz Barbosa viajou com o grupo. “Minha intenção foi conhecer novos produtos para diversificar ainda mais o mix oferecido pela loja. Muitos produtos me chamaram a atenção pela usabilidade e por serem diferentes do que encontramos no Brasil. A viagem foi surpreendente e, com a assessoria que tivemos, foi tranquilo realizar reuniões com fornecedores chineses”, afirma o empresário.

A ACICG já está organizando a próxima viagem para a Feira de Cantão, que acontecerá em outubro. Pacotes com hotel, traslados, seguro, apoio bilíngue e vários outros serviços para facilitar a viagem estão disponíveis no Comex. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (67) 3312-5007.