Semana da conciliação - ACICG.

Com expectativa de maior movimento, Semana da Conciliação termina nesta sexta-feira

Até esta quinta-feira foram promovidas 173 audiências com o objetivo de pacificação social e contribuição na redução de processos judiciais.

Encerra-se nesta sexta-feira (3) a V Semana da Conciliação, promovida pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), em parceria com o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace). Os campo-grandenses que precisam resolver pendências financeiras, ou outros tipos de conflitos, podem procurar a ACICG até as 18h para agendamento. A entidade está localizada na Rua 15 de novembro, 390, Centro.

Até esta quinta-feira (2) o evento somou 173 audiências, sendo que 111 sessões resultaram em acordo. Para hoje a expectativa é encerrar o dia com aproximadamente 100 novas audiências. “Levando em consideração os anos anteriores o último dia do evento é mais movimentado. Com o início do mês, as pessoas já se capitalizaram o que aumenta as chances que irem às audiências”, afirma o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro.

Resolução de dívidas corresponde ao maior número de atendimentos na CBMAE/ACICG. Em 2015, as empresas que decidiram usar a conciliação para reaver débitos atrasados de clientes são: Energisa, Anita Shoes, Reci fotos, Sandra Joias, Zou Bisou e Colégio CDA.

Em 2014, o evento negociou R$ 435.871,00 e promoveu 296 audiências, número 54% superior em relação à edição 2013, quando foi realizada 192 sessões. A taxa de sucesso de 2014 foi de 83%, resultado da soma de acordos das audiências e também de negociações feitas diretamente nos estabelecimentos participantes do evento. Em 2013 o índice de acordos foi 84% e em 2012, das 118 audiências promovidas, 83% tiveram sucesso.

Além da pendência financeira, Oshiro explica que “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara, como exemplo estão questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica. É um método em que um conciliador tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Após a audiência realizada, em caso de acordo, o Termo de Audiência Frutífera será encaminhado à 8ª Vara da Justiça Itinerante e Comunitária para ser homologado pelo juiz, indicado pelo Tribunal de Justiça do Estado. No prazo de 15 dias, o documento será devolvido à secretaria da CBMAE/ACICG para ser disponibilizado para as partes interessadas.

Como participar Em casos de pendências financeiras, o cidadão deve apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG munido de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone 3312-5063.

O interessado em resolver um problema por meio da conciliação também deverá contribuir com uma lata, ou pacote, de leite em pó, por procedimento. O donativo que será doado a uma instituição filantrópica.

V Semana da Conciliação

Data: até 03 de julho Horário 8h às 18h Local: Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem da ACICG Endereço: na Rua 15 de novembro, 390, Centro. Investimento: uma lata ou pacote de leite em pó Mais informações: 67 3312-5063