ACICG

Casa do Empresário completa 89 anos

sexta-feira, março 13, 2015 – 19:06

Neste sábado (14), a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande completa 89 anos de lutas e conquistas para fomentar o setor de comércio, indústria e serviços. O norte da ACICG é promover a união da classe empresarial, fortalecendo sua atuação e influência nas áreas política, econômica e social.

Diante de dificuldades, é fundamental unir forças. Este foi o principal motivo para a criação da ACICG, em 1926, em consequência da necessidade dos comerciantes, criadores de gado e agricultores da época recorrerem às autoridades e buscar melhorias que resultassem em desenvolvimento.

O presidente da Casa do Empresário, João Carlos Polidoro, acredita que “a entidade conquistou seu espaço e hoje é ouvida com atenção e conquista resultados muito significativos para o setor”. A Associação Comercial soma forças de 5.200 associados e já foi dirigida por outros 20 empresários.

O primeiro secretário, Roberto Oshiro, atua na entidade há dez anos e carrega grande aprendizado. “Ao longo dos anos conseguimos provocar uma mudança da cultura associativista, hoje em dia os empresários reconhecem o quanto é importante ter uma entidade representativa”, relata.

Em 2014, a ACICG promoveu campanhas para estimular o comércio local nas temporadas de Dia das Mães, Namorados e Natal. Outra ação de destaque foi a assinatura do Termo de Cooperação com a Câmara Municipal, que possibilita maior participação na criação ou alteração de leis que interferem nas atividades empresariais. Realizou também a 9ª edição da campanha de recuperação de crédito Nome Limpo, recuperando milhões de reais em dívidas.

Buscou também efetividade na instalação do videomonitoramento no Centro e, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, a ACICG envolveu entidades e empresas na Caminhada pela Vida, buscando a conscientização pela prevenção contra a dengue e a chikungunya.

Livre iniciativa, segurança, redução de impostos e incentivos fiscais são apenas algumas das bandeiras que a Casa do Empresário carrega. Após as eleições gerais de 2014, Reinaldo Azambuja, em acordo com o ex-governador André Puccinelli, elevou o teto do Simples no Estado, atendendo a reivindicação feita pela Associação Comercial juntamente com outras entidades do setor empresarial durante anos.

Passados 89 anos de história, torna-se cada vez mais necessária a união para reivindicar os interesses. “O empresário aprendeu que não pode ficar em silêncio diante dos problemas e a Associação conquistou credibilidade como interlocutora deles com o poder público”, frisa Omar Aukar, ex-presidente da ACICG, que compõe também a atual diretoria.

Representatividade,

No decorrer dessa trajetória, a Casa do Empresário conquistou também espaço em importantes órgãos. Hoje a entidade tem representantes no Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação Escola de Governo Mato Grosso do Sul e Junta de Recursos Fiscais. Entre diversos conselhos, participa do Conselho Estadual de Saúde Animal, Conselhos Municipais de Turismo, de Desenvolvimento e Urbanização, de Desenvolvimento Econômico, de Ciência, Tecnologia e Inovação, e no Conselho Campo Grande Convention & Visitors Bureau.

Serviços

A Associação Comercial oferece diversos serviços para empresas e também para a sociedade, como palestras, cursos e treinamentos da Escola de Varejo, atendimento em medicina do trabalho, banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Colônia de Férias, Procon Empresarial, consultoria em comércio exterior e Câmara de Mediação e Arbitragem, que foi premiada por boas práticas no ano passado pela realização da campanha Nome Limpo.