Carlos Hilsdorf - ACICG.

Carlos Hilsdorf encanta plateia e restaura o ânimo de empreendedores por meio de ilusionismo, humor e música

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), em conjunto com Sebrae/MS e FAEMS, realizou ontem (25), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a palestra “Atitudes Empreendedoras: Como transformar sonhos em realidades e fazer seu projeto de vida acontecer”, ministrada pelo consultor Carlos Hilsdorf. Reconhecido pelo mercado como um dos cinco melhores e mais requisitados palestrantes do Brasil, por meio do ilusionismo, humor e música, Hilsdorf conduziu a plateia a pensar positivamente na solução de conflitos profissionais e pessoais.

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro disse que a palestra trouxe mais uma injeção de ânimo aos empresários e seus colaboradores. “Há um negativismo muito grande no comércio em geral e isso tem causado um desânimo em todo mundo, mas a gente tem visto que o comércio de Campo Grande está respondendo. Os empresários não estão na zona de conforto, eles levantaram da cadeira, arregaçam as mangas e foram trabalhar para mudar alguma coisa, porque o resultado poderia ser pior. Conseguimos vender acima da média nacional tanto no Dia das Mães quanto nos Dia dos Namorados, e isso para nós é importante. Já vimos muitas crises, e o nosso empresário está tirando o “s” da palavra crise e criando, e essa palestra veio reforçar a validade dessa estratégia”, colaborou Polidoro.

Motivação é o carro chefe do discurso de Carlos Hilsdorf. “Na vida só há duas opções: ou você escreve sua história ou lê a história que os outros estão escrevendo. Eu gosto sempre de propor que o sonho é muito importante, mas o sonho é só o combustível do motor das realizações. Sonho sem atitude é delírio”, afirma.

Cheio de energia e com dicas me mantiveram o a plateia vidrada do início ao fim do evento, Hilsdorf afirma que empreendedores nascem em qualquer realidade econômica. “Empreendedores não partem apenas de um cenário otimista ou de um cenário ideal, eles partem de qualquer cenário, inclusive um cenário difícil é extremamente incentivador à genialidade empreendedora, porque nós ficamos muito assustados com o tamanho do monstro, e a gente esquece que no cinema, por exemplo, a sombra do monstro é maior que o próprio monstro, e se você desligar o som, ele não assusta nem o canário que está na janela. Ou seja, há um grau de dificuldade sem dúvida nenhuma, estamos num momento do ciclo econômico que não é um momento de euforia, mas isso não é razão para que nós cessemos nossas atividades ou desistamos de empreender, pelo contrário, esse é exatamente o momento que nós temos que ajustar a casa”, incentiva o palestrante.

Diante das dificuldades do mercado ele aconselha os empreendedores a reverem suas estratégias. “Se o jogo está difícil você precisa de duas coisas para vencer: uma estratégia melhor e jogar muito melhor do que você estava jogando antes. As pessoas se assustam demais e o medo é o pior efeito negativo que qualquer crise de qualquer espécie traz para o ser humano. Então a primeira coisa que nós precisamos fazer é saber exatamente é o tamanho do fôlego que nós temos, quais são as nossas forças, quais são as nossas fraquezas, e a partir daí transformar dificuldades em oportunidades e não em problemas. É preciso ter coragem, e coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade que nós desenvolvemos para ir em frente apesar do medo”, finaliza Carlos Hilsdorf.

Ao final da palestra, Carlos Hilsdorf lançou seu novo livro “Atitudes Empreendedoras”, e participou de sessão de fotos e dedicatórias, além de esclarecer dúvidas dos participantes.

Veja mais