ALN - ACICG.

Associação Comercial leva capacitação a empresários do Paraty

Por meio do projeto ACICG Itinerante, empresários contam com apoio da Casa do Empresário sem sair do bairro

Empresários do bairro Paraty vão receber na próxima quinta-feira, dia 8, uma palestra sobre segurança comercial que vai abordar dicas sobre como reduzir roubos e furtos no comércio local, um estudo de situação de práticas de segurança, e vai tratar também da mobilização social como ferramenta para melhoria na segurança. A palestra é fruto do projeto ACICG Itinerante, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) para levar capacitação a empresários dos diversos bairros da Capital.

Pesquisa – Um levantamento realizado pela ACICG no bairro Paraty apontou que entre os problemas que afetam os empresários da região se destacam os altos impostos, a falta de segurança, a falta de capacitação profissional e a dificuldade das empresas em conseguir crédito. “No dia 1 de setembro realizamos uma palestra sobre como vender com ajuda das redes sociais. O tema que será trabalhado no dia 8 também irá ao encontro das necessidades dos comerciantes, com objetivo de atacar um dos principais problemas do bairro”, conta o coordenador do ACICG Itinerante, Moacir Pereira Junior.

Durante o projeto os empresários vão receber orientações sobre o Sicoob Aliança. “É uma cooperativa de crédito que funciona dentro da Associação Comercial, e que foi inaugurada para atender toda a população, especialmente os empresários que querem desenvolver suas empresas e ao mesmo tempo movimentar a economia local”, explica o coordenador.

Impostos – A pesquisa realizada no bairro Paraty apontou que os altos impostos são o principal motivo que impede o desenvolvimento das empresas da região, de acordo com 72% dos entrevistados. De janeiro a agosto deste ano, os brasileiros pagaram mais de R$1 trilhão ao governo Federal. No mesmo período, os sul-mato-grossenses arrecadaram mais de R$12 bilhões aos cofres de MS. Já os campo-grandenses pagaram ao município somente neste ano mais de R$ 597 milhões.

Pesquisa Paraty -ACICG.

Nos últimos meses, das sete regiões que receberam o projeto ACICG Itinerante, cinco – Paraty, Guaicurus, Universitário, Canguru e Polo Industrial localizado na saída para Cuiabá – afirmaram que os altos impostos são os vilões dos empresários. “Nossas pesquisas mostram que há muito tempo o empresário está pedindo socorro. Empresas estão fechando porque não conseguem manter seus custos fixos e ainda se deparam com tributos que, em vez de baixarem para incentivar o comércio em tempo de crise, tem aumentado em todas as esferas”, alerta o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

Ele lembra que além de diversas reuniões que a entidade solicitou com representantes dos governos municipal, estadual e até federal para discutir o aumento abusivo dos tributos, a Associação Comercial instalou em março deste ano, um impostômetro em frente à praça Ary Coelho. “O painel serve para conscientizar a população do quanto ela paga e que precisa cobrar de todos os seus representantes saúde, educação, segurança, transporte e infraestrutura dignos de primeiro mundo, pois os impostos que pagamos correspondem ao mesmo patamar de países desenvolvidos”, finaliza Polidoro.

Para participar das capacitações no bairro Paraty, os empresários interessados devem procurar o salão da igreja Nossa Senhora da Guadalupe, no dia 8 de setembro, a partir das 19h. Mais informações sobre o projeto ACICG Itinerante podem ser obtidas no site www.acicg.com.br ou pelo telefone (67) 3312-5058.