Impostos - ACICG.

Associação Comercial inaugura Impostômetro para alertar sobre altos tributos

Painel mostra, em tempo real, impostos arrecadados pelos governos federal, estadual e municipal

Do primeiro dia do ano até esta manhã, os sul-mato-grossenses já pagaram mais de R$ 1,6 bilhão de impostos. Só os campo-grandenses destinaram mais de R$ 366 milhões aos cofres do governo. Para conscientizar a população sobre os altos tributos cobrados pelo poder público, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) inaugura amanhã (03), às 19h, o Impostômetro, um painel eletrônico que mostra a arrecadação em tempo real no Brasil.

Pelo painel, instalado na fachada da ACICG, será possível acompanhar o montante dos tributos federais, estaduais e municipais a qualquer hora do dia. O presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro, explica que a iniciativa faz parte de uma luta antiga da entidade pela redução da carga tributária. Além disso, vai ao encontro de uma das bandeiras defendidas no movimento #JuntosFaremos, lançado ano passado pela ACICG. “O povo não aguenta mais pagar a conta, pois a cada necessidade ou dificuldade, o governo eleva os impostos. Somos contra, pois isso emperra o desenvolvimento prejudicando empresas, empregos e a sociedade. E nem sempre a arrecadação volta em serviços públicos para beneficiar a população. Queremos que as pessoas se conscientizem do quanto pagam, e cobrem mais pelos seus direitos”, alerta.

Só no ano passado, o brasileiro trabalhou cinco meses para pagar os impostos, taxas e contribuições destinadas aos cofres públicos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Sobre o Impostômetro

O primeiro Impostômetro no país foi inaugurado em 2005, fruto de uma parceria entre o IBPT, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e a Associação Comercial de São Paulo. A ferramenta considera impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária nas três esferas de governo.

Em Campo Grande, o equipamento analisa o somatório das receitas correntes, incluindo além das arrecadações de tributos municipais (IPTU, ISS, ITBI, taxas e previdências municipais), o montante das transferências constitucionais realizadas pela União e pelo estado, bem como outras receitas não tributárias (como patrimoniais, industriais, etc).

Seu imposto aplicado   O que é possível fazer com R$ 1,5 bilhão pago pelos sul-mato-grossenses em impostos? ·         Comprar mais de 18.895 ambulâncias equipadas ·         Contratar mais de 114.023 professores do ensino fundamental por ano ·         Construir mais de 31.689 postos policiais equipados ·         Construir mais de 1.323 km asfaltado de estradas ·         Fornecer mais de 10.864.815 bolsas família ·         Construir mais de 5.282 postos de saúde equipados ·         Construir mais de 16.534 km de redes de esgoto ·         Contratar mais de 94.479 policiais por ano ·         Construir mais de 110.226 salas de aula equipadas     Fonte: Impostômetro