Representatividade e suporte de produtos e serviços são atuações de destaque da entidade.
Nesta segunda-feira (14 de março), a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) completa 96 anos de criação. A entidade é uma das organizações mais tradicionais e representativas de Mato Grosso do Sul, têm mais de 8,6 mil empresas associadas, e trabalha pela união, defesa e desenvolvimento da classe empresarial da Capital.
Com quase um século de vida, a história da ACICG se entrelaça à da Capital, ajudando a construir o futuro e impactando positivamente na nossa economia. “Esse trabalho, apoio e fomento ao crescimento dos negócios e a representatividade da classe em diversos momentos, têm sido feito em conjunto por empresários diretores e conselheiros, que são voluntários, e a equipe de colaboradores da entidade. Todos compromissados com a missão de promover a união da classe empresarial, fortalecer a sua atuação nas áreas política, econômica e social”, explica o presidente da Associação Comercial, Renato Paniago.
Para auxiliar os empresários em seus desafios diários, a ACICG disponibiliza diversas soluções para desenvolver e facilitar operações no dia a dia do negócio. No âmbito de capacitação, possui a escola de varejo com uma programação de cursos, palestras e treinamentos virtuais e presenciais que proporcionam novos conhecimentos sobre gestão, vendas, liderança de equipe e outras temáticas, além da troca de experiências com palestrantes do cenário local e nacional.
Consultoria jurídica, conciliação empresarial, orientação nas áreas de gestão financeira e contábil, gestão de pessoas e marketing também estão à disposição dos associados, bem como, serviços bancários, produtos de telefonia, certificação, crédito e cobrança.
No portfólio de soluções da entidade, um dos destaques é o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) que auxilia as empresas em suas operações de crédito promovendo mais segurança nas transações comerciais à prazo e garantindo, assim, uma venda eficiente. “Ao longo dos anos, investimos no desenvolvimento da equipe e em tecnologia, garantindo um ambiente de negócios mais seguro. Com isso, democratizamos e facilitamos o acesso ao crédito, fomentamos o consumo através de campanhas de recuperação de crédito, e os consumidores puderam voltar ao mercado para comprar. O SCPC sempre foi uma referência aos empresários. O resultado foi o fortalecimento da economia do nosso Estado,” explica Luiz Fernando Buainain, que presidiu a ACICG nos anos de 2005 a 2011.
Soluções de saúde para a empresa, como atendimentos de medicina do trabalho e planos de saúde e odontológico, também compõem o portfólio. A rede de contatos entre empresários também é outra grande vantagem, pois o network estimula a troca de experiências, fomenta parcerias e potencializa a geração de negócios.
Representatividade
Além de serviços e soluções que auxiliam os empresários na rotina do seu negócio, a ACICG exerce o papel de representante do setor nos âmbitos político, econômico e social. A entidade compõe diversos conselhos da cidade e leva a visão empresarial para discussões sobre comércio, transporte, meio ambiente, entre outras áreas.
No campo legislativo municipal, estadual e federal, a ACICG se mantém integrada para debater projetos de lei e propostas que impactam diretamente a vida dos empresários, além de firmar parcerias institucionais com diversas organizações para iniciativas que beneficiem as empresas da capital.
A Associação Comercial também mantém diálogo e articulação com representantes das esferas administrativas e governamentais, contribuindo com políticas públicas e intercedendo, bem como, reivindicando, necessidades do coletivo empresarial, como melhorias na segurança, obras públicas, incentivos fiscais, etc.
“Na pandemia, a ACICG foi fundamental para manter os empresários informados e levar suas reivindicações às autoridades que, a todo momento tomavam rumos que restringiam mais e mais as atividades econômicas, dificultando os negócios e impactando os postos de trabalho. As empresas tinham que se preocupar com a saúde de todos e ainda manter a operação financeiramente viável. Pela missão de representatividade, a ACICG esteve, com seus diretores e colaboradores, dedicada a auxiliar todos que precisavam de ajuda. E lutou contra a imposição de medidas restritivas ao setor, como o lockdown. Depois de muito trabalho, estamos vencendo”, explica o primeiro vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, presidiu a entidade de 2014 a 2020.
Desde o início da pandemia ACICG participa do comitê de gerenciamento da crise da Covid-19, atuando junto aos órgãos públicos municipais e entidades representativas da sociedade civil organizada, para compartilhar a realidade e necessidade dos setores de comércio e serviços e colaborar na contenção do avanço da pandemia.
Qualidade de vida
O bem-estar de colaboradores do comércio e o acesso a atividades de lazer também integram o escopo da Associação Comercial. Quem se associa à entidade pode contar com benefícios como a Colônia de Férias, um dos clubes mais tradicionais de Campo Grande.
A estrutura fica a 30 minutos do Centro da Capital, e conta com 17 hectares de área verde, parque aquático com sete piscinas – sendo uma olímpica -, saunas, quadras de esporte e campo de futebol society, academia ao ar livre, salão de jogos, parque infantil, bangalôs, auditório, salão de festas, capela, quiosques e restaurante.
“Além da infraestrutura que possibilita a realização de eventos empresariais, a Colônia de Férias tem esse papel importante de oportunizar um espaço equipado para entretenimento e diversão entre família e amigos, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores de comércio, serviços e indústria em nossa Capital”, avaliou o segundo vice-presidente da ACICG, Omar Aukar, que liderou a instituição no triênio 2011-2014.