Direção aprovada será recomendada ao Banco Central, e inclui empresários de diferentes segmentos para criar soluções adequadas a qualquer tipo de negócio
Aconteceu na última sexta-feira (24), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a primeira assembleia do Sicoob Aliança, que marcou a constituição da cooperativa de crédito voltada para os empresários. O evento teve como objetivo eleger os diretores que serão indicados para aprovação do Banco Central (Bacen), e assim poder atuar plenamente.
A assembleia votou e aprovou por unanimidade os nomes de Omar Pedro de Andrade Aukar para presidente, Antônio Freire para vice-presidente, Antônio Luiz Nogueira, Edison Ferreira de Araújo, Mario Seiti Shiraishi, Lodomilson Alexandre e Arthur Lemos Nogueira para conselheiros. Já para o Conselho Fiscal foram eleitos João Carlos Polidoro, Renato Paniago e Nilson Carvalho como conselheiros efetivos e, Luiz Antônio Cese, Elaine Mara Trino e Marcos da Silva como conselheiros suplentes.
Foram eleitos empresários que atuam em diferentes segmentos, com o objetivo de criar soluções adequadas a qualquer tipo de negócio. Entre as vantagens para os associados da cooperativa estão os juros menores para as operações. Enquanto os juros do rotativo cartão de crédito de um banco tradicional foram de 15% em média em maio, no Sicoob, os juros são de cerca de 10%.
Essa nova cooperativa já atuava há dois anos em Campo Grande como posto de atendimento, mas apenas agora foi aprovada pelo Banco Central em um formato que poderá oferecer serviços com mais agilidade aos associados. Seu trabalho faz parte do Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do País.
A comissão constituinte é formada pelos empresários e membros da diretoria da ACICG: João Carlos Polidoro, Roberto Oshiro, Omar Pedro de Andrade Aukar, Edison Ferreira de Araújo, Mario Seiti Shiraishi, Paulo Salvatore Ponzini, Renato Paniago da Silva, Roberto Rech, Iara Diniz e Valdivino José de Souza. Na reunião também foi decidido sobre seu estatuto social.
Indicado pelos associados como presidente da nova cooperativa financeira, Omar Aukar, que também é diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, afirma que essa cooperativa é uma oportunidade para os empresários, especialmente nesse período de instabilidade financeira no País. “O modelo cooperativista é uma entidade financeira mais próxima do empresário do que um banco tradicional, até porque na cooperativa ele é o dono. Incluímos na diretoria empresários de diferentes segmentos, para poder atender, da maneira mais completa, os empresários de Campo Grande”, explica.
João Carlos Polidoro, presidente da ACICG, lembrou o processo de constituição da cooperativa. “O Sicoob Aliança é a concretização de um sonho que começou há quase três anos, a contar da busca de informações, e que foi idealizado e construído a várias mãos. Nossos parceiros ajudaram a tornar esse sonho realidade e agora seremos donos do nosso banco, fazendo o dinheiro circular na comunidade, investindo para tonar possível os sonhos dos empresários, e até dividindo os lucros entre os associados da cooperativa. Isso certamente vai trazer benefícios para a comunidade, uma vez que o dinheiro vai circular localmente”, acredita.
Aifa Naomi Uehara de Paula, presidente do Conselho de Administração do Siccob Central MT e MS, falou sobre a atuação da administração regional no processo de constituição. “ Precisamos idealizar os sonhos para que eles se tornem realidade. Passamos por todas as etapas difíceis, e o nosso relacionamento com o Banco Central em relação a criação do Sicoob Aliança foi muito tranquilo. Vamos dar todo o suporte tecnológico e burocrático para que essa cooperativa possa ser livre e crescer”, colaborou.
O Sicoob Aliança opera na ACICG desde setembro de 2015, e está à disposição dos empresários e demais correntistas na sede da instituição, localizada na rua 15 de Novembro, nº 390, Centro.