Evento levará a população a refletir sobre o impacto da corrupção e a aplicação dos tributos em benefício para a sociedade
Com o tema “Chega de mão grande”, foi lançado na segunda-feira (10), na Capital, o Feirão do Imposto 2017 -edição Mato Grosso do Sul. O evento será realizado em dois dias no próximo mês, 18 e 27 de maio, em adesão ao movimento nacional da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) para conscientização sobre a carga tributária que incide nos produtos e serviços do País.
Membro do Conselho de Jovens da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (CJE/ACICG) e coordenador estadual da iniciativa, Rodney Júnior explica o Feirão do Imposto promove um alerta para a realidade do sistema tributário brasileiro, desenvolvendo atividades como venda de combustíveis e itens alimentícios com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de taxas tributárias, entre outras ações. “A alta carga tributária compromete o desenvolvimento nacional e queremos mostrar para a população o que ela causa”, diz.
O lançamento também anunciou que no dia 27 de maio ocorrerá a mobilização simultânea em 24 estados e mais de 100 cidades. Em 2016, na Capital, foram ofertados 10 mil litros de gasolina com a dedução dos tributos que, sem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), caiu de R$ 3,349 para R$ 1,990 – o litro.
Regionalmente, o Feirão do Imposto será realizado em dois municípios: Campo Grande e Três Lagoas, liderado pelo CJE/ACICG, Conaje, Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Campo Grande e pela Associação de Jovens Empresários de Três Lagoas (AJE). A iniciativa também tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG), Movimento Brasil Eficiente, Observatório Social Brasil, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e Ministério Público Federal – Combate à Corrupção.