ACICG

ACICG vai às ruas pelo combate à corrupção neste domingo

No mês em que a entidade completa 90 anos, empresários vão carregar as bandeiras do movimento #JuntosFaremos por Menos impostos e uma Gestão Pública Eficaz

O manifesto contra a corrupção, que acontece neste domingo (13), contará com forte participação dos empresários na Capital. Na ocasião, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) vai às ruas para manifestar sua insatisfação com a situação econômica e política, em todas as esferas do poder público. A concentração acontece a partir das 14h, na Praça do Rádio.

A luta da entidade por melhorias na administração pública é antiga, e em 2015 a Associação Comercial lançou o movimento #JuntosFaremos, composto por seis bandeiras criadas para cobrar o setor público pelo Fim da Corrupção, por Menos Impostos, por uma Gestão Pública Eficaz, por Mais Segurança, pelo Fim da Impunidade e a para a criação de uma Nova Política. “Neste mês a ACICG completa 90 anos de lutas, e uma delas é a batalha por uma administração pública que funcione. O governo, em todas as suas esferas, está inchado, ou seja, ele gasta muito e dentro da sua ineficiência demonstra a falta de gestão. Percebemos diversos movimentos sociais por melhorias no nosso país e a Associação Comercial participará dessas manifestações, especialmente com a intenção de alertar a todos o quanto nossa economia, nossa saúde e a nossa vida estão sendo influenciadas pelos altos impostos e o mau uso desses recursos”, revela o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.

Ele explica que empresários e consumidores estão sendo diretamente afetados pelos problemas com a administração pública, e reforça que não cabe apenas ao setor empresarial cobrar soluções do governo. “A nossa missão é promover a união da classe empresarial, fortalecendo sua atuação e influência nas áreas política, econômica e social. Ainda assim, nós, empresários, não pagamos impostos sozinhos. Queremos alertar a população que a maior parte da arrecadação do governo sai do bolso do consumidor, e ele não percebe que mais de um terço da compra mensal para alimentar sua família são impostos. Nesse movimento vamos expressar nossa insatisfação com o que está acontecendo na esfera pública e conscientizar, especialmente, aquelas pessoas que não enxergam essa necessidade de mudança”, afirma o presidente.

Administrar bem os impostos vai ao encontro do combate à corrupção – Do primeiro dia do ano até a última sexta-feira (11), os brasileiros já pagaram mais de R$ 410 bilhões aos cofres do governo federal. Os sul-mato-grossenses já desembolsaram mais de R$ 1,8 bilhão em impostos ao governo estadual, e a população de Campo Grande já pagou quase R$ 500 milhões em tributos ao município.

Para se ter uma ideia do que é possível fazer com as arrecadações dos governos federal, estadual e municipal, o site do impostômetro fez algumas comparações: Com o valor pago em impostos ao governo federal até o momento seria possível adquirir mais de 5 milhões de moradias. Os mais de R$ 1.200 pagos por habitante de MS ao governo estatual de janeiro até o momento, proporcionaria a construção de mais de 6 mil postos de saúde equipados. Já em âmbito municipal, com os valores dos impostos seria possível adquirir mais de 5 mil ambulâncias equipadas.

A Casa do Empresário, como é conhecida a Associação Comercial, inaugurou no dia 3 de março o Impostômetro, como mais uma ferramenta para alertar a população sobre os altos tributos. “Todos os exemplos citados mostram o que é possível fazer quando o dinheiro público é bem administrado. Como empresários temos o dever de informar a população, seja por meio do impostômetro, seja pelo valor dos tributos informados nas notas fiscais das lojas, dos supermercados, lembrando que o consumidor é o principal afetado pelo cenário econômico do Brasil. Muitas vezes o empresário é taxado como vilão, mas nós apenas cumprimos e repassamos aos consumidores o que é estipulado pelo governo”, explica o primeiro secretário da ACICG, Roberto Oshiro.

Mais informações sobre o movimento #JuntosFaremos podem ser obtidas no site www.acicg.com.br, ou pelo telefone (67) 3312-5000.Serviço:Manifestação por Menos Impostos e Gestão Pública EficazData: 13/03 Hora: a partir das 14h Local: Praça do Rádio, na esquina da Av. Afonso Pena com a Rua Pedro Celestino.