O Núcleo de Cervejarias Artesanais da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) promoverá, nesta terça-feira (dia 8 de julho), às 10h, um encontro na sede da entidade aberto a empresas do segmento. O intuito é discutir e promover o planejamento e a definição de ações conjuntas que visem fortalecer o mercado de cervejas artesanais da Capital.
Fundamentado em seis pilares — promoção da cultura da cerveja artesanal, compartilhamento de conhecimento, fortalecimento da rede local, desenvolvimento de produtos, qualidade e melhoria contínua, e sustentabilidade — o Núcleo busca impulsionar o crescimento e a profissionalização dos negócios de cervejas artesanais em Campo Grande. Além de atuar na defesa dos interesses do setor junto a órgãos regulatórios e na vigilância contra legislações que possam impactar as cervejarias, o grupo também se destaca por promover um ambiente de cooperação entre empresários, incentivando a inovação e a adoção de práticas sustentáveis.
Atualmente, fazem parte do Núcleo as cervejarias: Canalhas, Capivas Cervejaria, Cervejaria Onze e Onze, Eden Beer, Louvada Campo Grande e Morena Bier.
“Queremos ampliar o Núcleo, trazendo novas empresas que queiram somar forças para desenvolver o mercado, qualificar a produção e oferecer ainda mais opções para o consumidor sul-mato-grossense. Juntas, elas podem desenvolver ações para a consolidação de Campo Grande como referência na produção de cervejas artesanais de qualidade”, destaca Renato Paniago, presidente da ACICG.
O mercado de cervejas artesanais tem crescido no País. Uma pesquisa realizada pela startup Mind Miners, em parceria com a consultoria norte-americana AT Kearney, apontou que 65% dos brasileiros já experimentaram cervejas produzidas por marcas de pequena escala. Desse total de entrevistados, 53% afirmaram ter provado rótulos artesanais, enquanto 12% relataram consumir esse tipo de bebida com frequência.
Outros segmentos
Além das cervejarias artesanais, a ACICG conta com núcleos nos segmentos de Agronegócio, Autoescolas, Beleza, Coworking, Gestão e Inovação, Produtos Naturais e Contadores, alguns em fase de estruturação e ampliação. Os participantes possuem diversos benefícios enquanto associados da entidade, como oportunidades para parcerias comerciais, capacitação, representatividade política, produtos e soluções empresariais variadas. Além disso, integrantes dos núcleos setoriais também podem contar com o apoio do Projeto Empreender, que oferece subsídio financeiro de até 50% para propostas conjuntas que resultem em ações voltadas ao fortalecimento da competitividade de micro e pequenas empresas. Para participar dos núcleos setoriais da ACICG, basta entrar em contato pelo telefone 67 99268-5807.