ACICG

ACICG lança “Pacto Juntos por Campo Grande” em palestra com Senador Tasso Jereissati

Entidade reuniu mais de 200 lideranças em evento, e as convidou a participar do projeto que visa o desenvolvimento da Capital

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de novas diretrizes de desenvolvimento para a Capital, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) lançou na última quinta-feira (19), no hotel Deville, a proposta de construção do “Pacto Juntos por Campo Grande”. O evento contou com uma palestra ministrada pelo Senador Tasso Jereissati e envolveu mais de 200 representantes da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o parlamentar falou sobre gestão compartilhada. “A ideia do Pacto é ter a participação intensa de todos os setores da sociedade civil organizada, principalmente do setor empresarial, onde há a possibilidade enorme de aproveitar o potencial que o Estado tem, incluindo a criatividade e a energia do empresariado, trabalhando integrado com o governo do Estado. Essa é a ideia fundamental: uma gestão integrada, que não é fácil, porque é preciso distinguir muito bem qual o papel do governo e da sociedade, e o Pacto tem que ter a noção de que representa a sociedade, portanto ele pode ter momentos que são até críticos para o governo”, explicou o Senador.

Sobre a implantação em Campo Grande, ele ressaltou o potencial da região. “É muito gratificante para mim ver um movimento como este, encabeçado pela Associação Comercial. O que vocês estão fazendo, de certa maneira, com roupagem diferente, se assemelha ao que nós fizemos na década de 80 no Estado do Ceará. Mato Grosso do Sul é um Estado que tem um potencial enorme, tem tudo para ser, em pouco tempo, um dos mais ricos do Brasil. Então é aproveitar todo esse potencial que o Estado tem, usando a visão de gestão do empresariado e do governo, e usando a criatividade do empreendedor para se fazer o que se deve”, acredita.

A vice-governadora Rose Modesto também acompanhou a palestra e afirmou que “talvez seja esse o grande caminho para sair da crise”. “No cenário que estamos vivendo acredito que este não seja somente um pacto por Campo Grande, mas é um pacto pelo País, onde a sociedade e os poderes se unem na possibilidade de termos o melhor das pessoas. Hoje a gente percebe mais do que nunca que Campo Grande perdeu muito nos últimos quatro anos. A união, seja qual for o projeto, a gente sempre sabe que isso fortalece e faz com que tenhamos condição de avançar um pouco mais. Estou muito feliz de ter sido convidada e ser mais uma nesse pacto que, se Deus quiser, nós vamos conseguir realizar, formatar e exercer pela nossa cidade”.

O presidente da ACICG reforçou a importância do projeto dizendo que o Brasil vive um momento de crise ética, política, econômica e social, gerando falta de credibilidade interna e externa, com níveis alarmantes de corrupção por indivíduos que têm a certeza da impunidade. “A ideia que lançamos hoje, é fruto do movimento #JuntosFaremos, que defende as bandeiras pelo Fim da Impunidade, Fim da Corrupção, por Menos Impostos, Mais Segurança, uma Gestão Pública Eficaz e uma Nova Política, e que se faz necessária para que Campo Grande volte a se desenvolver”, disse João Carlos Polidoro.

Sobre o papel da entidade no processo, ele explica que é ser catalizadora e funcionar como um fermento para novas ideias, para edificar uma cidade com visão de futuro e responsabilidades compartilhadas com o exercício da cidadania.

A iniciativa é do Conselho Político e Social (COPS) da ACICG. “O COPS é uma ferramenta importantíssima dentro da Casa do Empresário, formado por administradores, políticos e pessoas que estão extremamente preocupadas com a situação do comércio, da indústria, da economia, e da nossa cidade em diversas outras questões”, contextualizou o presidente.

“Pacto Juntos por Campo Grande” – O projeto proposto pela ACICG deverá, por meio da participação colaborativa de diversas entidades, produzir um documento – uma carta de intenção – que auxiliará a gestão municipal a trabalhar de forma eficiente pela economia, saúde, educação, assistência social, segurança, planejamento urbano e vários outros setores.

“Embora a população precise de melhorias imediatas em diversas áreas, a nossa iniciativa pretende colaborar com planos para curto, médio e longo prazo. Mesmo em tempo de turbulência política e econômica, não podemos parar de trabalhar pelo município e, especialmente, pela economia que precisa retomar seu crescimento para continuarem gerando empregos e renda”, finaliza Polidoro.

“É necessário que todos pensemos a cidade que queremos deixar para nossos descendentes; quais são as opções que temos para transformar a política atual; como influenciar e promover as mudanças demandadas em tempos corroídos pela imoralidade, pela corrupção e pela ineficiência da administração pública; e ainda como fazer prevalecer a verdade e a sensatez na política em detrimento das mentiras e vantagens pessoais. E para pensar nessas grandes questões precisamos mobilizar fortemente a sociedade civil, por meio de suas diversas lideranças”, colaborou o primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro.

Ele complementa afirmando que é preciso propor novas ideias. “Já vínhamos realizando mobilizações por meio do movimento #JuntosFaremos, e, agora, com o “Pacto Juntos por Campo Grande”, a ACICG se propõe a articular a sociedade civil organizada para discutir uma Nova Política”, finalizou.

#JuntosFaremos – Criado em 2015 pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), o movimento é formado por seis bandeiras que defendem uma Nova Política, a Gestão Pública Eficaz, o Fim da Impunidade, o Fim da Corrupção, Menos Impostos e Mais Segurança. Mais informações podem ser obtidas no site www.acicg.com.br.