Assinatura do termo de parceria na ACICG.

ACICG e Insted: suporte administrativo e contábil a custo zero para empresas

Empresas receberão suporte técnico e acadêmicos terão a oportunidade de praticar o que aprenderam na sala de aula; Projeto piloto entra em operação ainda este mês.

16 de abril de 2021 – A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e a Faculdade Insted celebraram na última quinta-feira, dia 15, uma parceria para levar orientações profissionais nas áreas administrativa e contábil à empresas associadas da entidade. Por meio da iniciativa, enquanto as empresas recebem apoio técnico, os acadêmicos dos cursos de administração e ciências contábeis poderão praticar o que aprendem nas aulas teóricas, sob a supervisão dos professores dos cursos.

ACICG e Insted.

Renato Paniago, presidente da Associação Comercial, explicou que o acordo tem por objetivo resolver um grande problema do mercado de trabalho. “A falta de mão de obra capacitada em todos os setores é um problema grave para as empresas no Brasil. Muitas vezes encontramos profissionais com conhecimentos técnicos, mas sem experiência prática. Assim, confiamos que essa parceria pode contribuir significativamente para a melhoria desse cenário na Capital”.

Moacir Pereira Júnior, coordenador da Escola de Varejo da ACICG disse que a parceria é um divisor de águas na história da entidade. “Temos expertise na aplicação de cursos que fazem diferença no cotidiano das organizações e, por meio dessa parceria, poderemos atuar in loco nas empresas, proporcionando mais um benefício para seu desenvolvimento e inaugurando um novo capítulo na história da Associação Comercial”.

Empresas de todos os portes poderão participar do projeto. Elas serão contempladas com análises de mercado, do departamento de pessoal, de custos e de financeiro, avaliação estratégica, gestão de pessoal e formulação de relatórios não existentes para tomada de decisões, além de mapeamento e análises dos relatórios contábeis.

Neca Bumlai - ACICG.

Neca Chaves Bumlai, diretora da Faculdade Insted, ressaltou a importância do aprendizado na prática para a formação profissional dos acadêmicos. “Acreditamos muito na interação entre a academia e o mercado de trabalho. Trabalhamos com estudos de casos reais para que nossos alunos, desde o primeiro semestre, tenham contatos práticos com o dia-a-dia da profissão que escolheram e possam sair completamente capacitados da graduação”.

A coordenadora do projeto, professora Mônica Satolani, detalhou que os trabalhos vão envolver a análise de dados e de processos organizacionais feitos pelos acadêmicos para posterior diagnóstico. “Um dos pontos fortes desse trabalho é a otimização financeira que pode ser implementada. Vivemos num momento de recursos escassos e isso será muito importante. O planejamento poderá contemplar, inclusive, a expansão do negócio assistido, se for uma oportunidade viável para a empresa durante o acompanhamento”, adiantou.

ACICG e Insted.

O professor Pedro Chaves dos Santos, diretor da Associação Comercial e mantenedor da Faculdade Insted, lembrou que muitos problemas corporativos estão relacionados à gestão. “Esse casamento entre academia e mercado é fundamental. Em países, como nos Estados Unidos, quando as empresas não conseguem solucionar algum problema de operação, elas recorrem às universidades. No Brasil, infelizmente, percebemos que muitas empresas não dão importância à academia. Nós queremos mudar essa realidade, e abriremos as portas para que isso ocorra aqui em Campo Grande”, contribuiu.

O projeto-piloto terá início neste mês, e a expectativa é aumentar o número de empresas atendidas e de cursos envolvidos já no segundo semestre deste ano. Empresas interessadas podem solicitar mais informações pelo e-mail escoladevarejo@acicg.com.br