O Programa Rota do Sabor tem movimentado e ajudado a desenvolver a agricultura familiar na região da Chácara das Mansões, em Campo Grande. Em pouco mais de dois meses, a iniciativa, que tem o objetivo inicial de profissionalizar a produção de hortifrútis da localidade e reduzir a evasão de Produto Interno Bruto (PIB), saltou de 13 produtores rurais interessados para 40. Atualmente, o grupo trabalha para formalizar uma cooperativa, que está situada, provisoriamente, na Colônia de Férias da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Após a formalização, a organização será incubada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Parceira, a Uniderp prestará apoio técnico para produção. E no dia 14, próxima segunda-feira, às 19h, os produtores participarão de uma capacitação para obter orientações para coleta de amostras de solo. Com os resultados da análise laboratorial que será promovida pelo Iagro, eles receberão recomendações de alunos e professores do curso de Agronomia da universidade. Além disso, os trabalhos da futura cooperativa vão contemplar cinco modalidades de produção: psicultura, avicultura (frango caipira), horticultura, fruticultura e mandiocultura.
“Por estarmos tão próximos dessas famílias, temos a responsabilidade de ajudar a desenvolver os negócios que sustentam a região. Queremos inovar o setor produtivo de Campo Grande, por meio da profissionalização desses pequenos produtores rurais, e como boa parte da produção será absorvida pelo município, isso vai garantir que o dinheiro circule na Capital, movimentando nossa economia e ajudando essas famílias de produtores a prosperarem”, contribui o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro.
Maurício Akamine é produtor de hortaliças, como alface, almeirão, couve, rúcula e repolho já faz planos de expansão. “Temos plantados três hectares e pretendemos aumentar a produção em mais três. Esse projeto é o que estava faltando para nos auxiliar e tirar nossos planos do papel”, colaborou.
O Programa Rota do Sabor foi lançado no dia 02 de junho, e é fruto de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc), universidades Uniderp e UFMS, e a Associação dos Moradores da Chácara das Mansões (AMCM).