Negócios - ACICG.

6 passos para melhorar o networking e fazer negócios.

Quem sabe o valor estratégico do networking consegue, mais facilmente, conquistar novos clientes, se conectar a investidores, validar ideias com especialistas do mercado e, sobretudo, ser ajudado nos desafios do seu negócio.

Traduzido, networking significa “rede de trabalho”. Se bem construído, ele tem o poder de abrir portas, aprofundar a relação com o cliente, aumentar as oportunidades de negócio, tornar a empresa mais conhecida e muito mais.

Muita gente considera que já possui uma rede de relacionamento, mas avalie se isso não se trata de uma lista de contatos. Para fazer networking, comece aprofundando-se nas relações que você já construiu ao invés de focar apenas em aumentar a sua rede.

Confira algumas práticas de network indicadas por empreendedores Endeavor e comece agora:

Compartilhe indicações de leitura

Quando ler algo interessante, um artigo, uma reportagem ou assistir a um vídeo que possa interessar a alguém do seu ciclo, envie este conteúdo de forma personalizada a ele. Na mensagem de contato faça questão de dizer: “Lembra que você comentou isso comigo? Talvez isso seja interessante pra você.” Ao invés de compartilhar o artigo em sua rede social, algo que você também pode fazer, esse tipo de mensagem alimenta de forma mais significativa as relações que você estabelece.

Promova encontros

Um almoço, um café, uma pequena reunião… Ao invés de convidar uma única pessoa para um encontro, reúna duas ou três que ainda não se conheçam. Nessas situações é preciso ter uma sensibilidade extra para promover a interação do grupo, mas é uma ideia mais eficiente do que apenas um contato por e-mail.

Conheça novas pessoas por meio da sua rede

Clientes atuais, antigos sócios ou mesmo amigos da época de faculdade podem expandir a sua rede. Quem eles conhecem que poderia ser um potencial cliente? Será que seu cliente atual não pode indicá-lo para um novo?

Retome o contato depois da primeira conversa

Envie um e-mail agradecendo pela conversa ou contando o que você fez depois da troca de ideias que tiveram. Aproveite para convidar a pessoa para um café com a intenção de aprofundar o assunto, atualizá-la e obter, também, informações relevantes.

Faça novos contatos em eventos que participar

Para conhecer novas pessoas é importante ir aonde elas se encontram. Por isso, elenque os eventos do seu setor, como feiras, simpósios, festivais ou palestras; estabeleça seu objetivo e o tipo de pessoa que deseja conhecer, como novos clientes, fornecedores ou investidores. Mapeie os eventos que são mais importantes e estratégicos, conforme com a presença dessas pessoas. Saia de casa já com um discurso em mente e encare a conversa como a primeira inteiração. Se for positiva, possivelmente você trocará cartões com o intuito de voltarem a se falar por e-mail ou pelo LinkedIn.

Qualifique-se

É importante estar antenado com as novidades do setor empresarial e nos eventos de qualificação você se atualiza, se aproxima do concorrente e entende o movimento do mercado. São excelentes oportunidades para novos contatos, abrir portas e aprender com as experiências de que vive uma rotina parecida com a sua.

No dia 25 de junho, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realiza a palestra Relacionamento em Vendas Como Diferencial Competitivo, às 19h, no auditório do colégio Elite Mace, na rua 26 de Agosto, 63 – Centro.

Ministrada pelo especialista Marcos Pulga, do Rio de Janeiro, o evento é voltado a empresários, gestores, consultores, vendedores e pessoas que queiram se aprimorar na área de atendimento e vendas e abordará conteúdos como relacionamento com o cliente, experiência que a empresa ou vendedor proporciona ao consumidor, a importância da criatividade para vendas, entre outros aspectos. As inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-5058.

*Este conteúdo foi editado e adaptado a partir da versão original do Blog Endeavor. Confira o texto completo em https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/networking/

Veja mais