Preço - ACICG.

5 etapas para definir o preço de um produto

Definir os preços de produtos é uma etapa que envolve muitos detalhes e pode gerar dúvidas. Será que o valor final de venda está realmente justo e competitivo? Fazer esse cálculo com base nos custos e despesas ou levando em conta a concorrência e os clientes são duas formas de precificação. De acordo com especialistas, o ideal seria fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se o seu negócio revende produtos adquiridos de fornecedores, confira o que levar em conta na hora de fixar o preço ao consumidor:

  • Sistema tributário

Entendendo o sistema tributário de sua empresa (Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido), você já possui uma base de custos de impostos para incluir na valoração. É importante conversar com um profissional da contabilidade para entender as especificidades de cada regime tributário. 

  • Calcule os gastos

Toda empresa tem despesas fixas e variáveis e isso também deve ser somado ao valor do produto. Os gastos fixos são aqueles mensais, como o aluguel e o salário dos colaboradores. Os custos variáveis incluem, por exemplo, as taxas de cartões de crédito e débito, e os gastos com embalagens.

  • Defina a primeira categoria de preço

Estabeleça o preço de venda líquido do produto deixando de lado qualquer tipo de tributação ou desconto, nesta etapa. Para chegar a esse número, é possível usar uma fórmula: o preço de venda líquido (ou PVL) é igual ao custo dividido por um menos o percentual da margem. Por exemplo, se o seu custo for de 100 reais e o percentual da margem, 20%, o PVL será de 125 reais.

  • Preço de tabela

Aqui é a fase de definir o valor bruto, ou seja, o preço final para o cliente. Nesta fase inclua a opção tributária de sua empresa somando o preço de venda líquido aos impostos, as comissões dos funcionários e ao desconto que pretende dar ao cliente, caso seja solicitado.

  • Posicionamento de mercado

Com o preço estipulado, compare-o com o valor de mercado e avalie qual é a sua postura diante da concorrência. Pense, por exemplo, por que você está cobrando mais? Possui um atendimento diferenciado? Analise se vale à pena estimar margens de lucro menores caso deseje vender seu produto a um valor parecido ao dos concorrentes. Além disso, você também deve considerar se o consumidor está disposto a pagar o quanto você vai cobrar. Avalie os vários aspectos e aproveite as oportunidades. Capacite-se No dia 25 de julho (próxima quinta-feira), a ACICG realiza a palestra em dobro Formação de Preços de Venda e Eu Pessoa física X Eu Pessoa Profissional, das 19h às 21h30. Para participar, basta se inscrever no link . As inscrições são gratuitas.  *Este conteúdo foi editado e adaptado a partir da versão original no site da Exame. Confira o texto completo em https://exame.abril.com.br/pme/5-passos-para-definir-o-preco-de-um-produto/

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