Inadimplentes inadimplência - ACICG.

5 dicas para empresas de educação gerenciar a inadimplência

A inadimplência afeta profundamente o planejamento e o fluxo de caixa de toda empresa. Com instituições de ensino, não é diferente. Além de comprometer o pagamento de fornecedores e novos investimentos devido redução de capital no caixa, a situação pode afetar, também, o relacionamento da escola com os pais ou responsáveis. Eles podem deixar de frequentar o ambiente escolar, prejudicando o acompanhamento do aluno, por exemplo. E se a cobrança não for realizada da maneira correta, é outro fator que pode comprometer o relacionamento, levando à não renovação da matrícula ou algum impacto para a imagem da escola.
Se a inadimplência escolar é um problema que afeta o seu negócio é essencial tomar algumas medidas. Confira cinco dicas:

1. Defina regras para pagamento da mensalidade
    Estabelecer de regras de pagamento da mensalidade em contrato e esclarecê-las no ato da matrícula são procedimentos importantes. Além disso, deixe explícito quais são os prazos de vencimento estabelecidos e as punições e multas no caso de atrasos ou não pagamentos. Isso ajuda os responsáveis a se programarem antecipadamente no planejamento financeiro familiar.
  2. Invista no boleto bancário
    O boleto bancário é um método de pagamento que todos estão acostumados e que facilitam a vida dos pais, pois pode ser pago por meio do internet banking, evitando o deslocamento até o banco.
  3. Explore diversos canais de comunicação
    No portal do aluno, no e-mail, pelo correio tradicional, ou avisos pelo celular. Há várias opções para enviar o boleto e lembrar o cliente sobre a data de pagamento da mensalidade. Isso garante que ele receberá as informações e evitará atrasos de pagamentos por algum descuido ou esquecimento.
  4. Valorize os bons pagadores
    Estabeleça descontos progressivos ou benefícios na próxima matrícula para quem paga a mensalidade em dia. Uma sugestão, por exemplo, é premiar os pagadores pontuais com cupons para um sorteio mensal, ou mesmo, criar uma porcentagem de desconto para quem pagar até a data estabelecida.
  5. Estabeleça políticas de renegociação
    Utilizar ferramentas de renegociação da dívida com os inadimplentes ajuda a reaver os atrasados. Uma delas é oferecer mais que uma forma de pagamento (cartões de crédito, débito automático em conta, cheque ou boletos, por exemplo) para quem está nessa situação.
    Outra medida é buscar pelo serviço de conciliação ou negociação com empresas especializadas, pois são métodos que reestabelecem o relacionamento entre a empresa e o devedor de uma maneira pacífica e reduzindo as chances de processos judiciais futuros, que são desgastantes e onerosos para a instituição escolar.
    Em uma campanha de negociação, por exemplo, é possível conversar com o responsável da dívida e oferecer a possibilidade de divisão do débito em parcelas dentro da sua realidade financeira. Isso ajuda a aumentar a probabilidade de recebimento e reaver o capital do
    inadimplente.
    Para conferir mais estratégias para reduzir a inadimplência escolar, acesse a reportagem da Proesc.com, um sistema de gestão escolar online de escolas e cursos: